Nesta quarta-feira (15), o PT, o PCdoB, o PROS e o PCO, que juntos formam a coligação O Povo Feliz de Novo, registram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao seu terceiro mandato presidencial, tendo como vice o ex-prefeito Fernando Haddad. Além de parlamentares e representantes dos partidos, milhares de pessoas são esperadas na capital federal para apoiarem o nome do ex-presidente.
A perseguição judicial que vem sendo imposta ao ex-presidente com objetivo de tirá-lo da disputa causa, por outro lado, uma forte reação de seus apoiadores. Organizadores da manifestação têm observado que é a primeira vez na história do país que uma manifestação popular acompanha o registro de uma candidatura no tribunal.
Serão movimentos sociais e caravanas de trabalhadores urbanos de todo o Brasil, que se juntarão com os cerca de 5 mil militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que chegaram nesta terça-feira (14), após caminharem 50 quilômetros partindo de três cidades do Planalto Central.
Concentrados nos arredores do Estádio Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson, e Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os integrantes da manifestação devem partir em marcha a partir das 14h, descendo pelo Eixo Monumental até o Palácio do Itamaraty, e dali até o TSE.
Nos arredores do tribunal eleitoral, a partir das 16h, será realizado ato político em defesa da candidatura do ex-presidente Lula. Do evento, partirá então uma comitiva de representantes que irá efetuar cumprir as formalidades. A expectativa é que a presidenta nacional do PT divulgue então o registro da candidatura, oficializada pelo TSE.
Com absoluta certeza da legalidade da candidatura do líder de todas as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, o advogado e professor de Direito Luiz Fernando Casagrande Pereira – especialista em legislação eleitoral – explicou a situação de Lula em sua participação no programa Entre Vistas, apresentado pelo jornalista Juca Kfouri.
A Frente Brasil Popular realiza em São Paulo um ato em frente ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP), na Bela Vista, a partir das 17h, em apoio ao registro da candidatura Lula da Silva. A ação em São Paulo será simultânea ao que irá ocorrer em diversos locais do país.
Festival Lula Livre
Em Porto Alegre está programada uma edição local do Festival Lula Livre que, a exemplo do evento realizado no Rio de Janeiro, reunirá dezenas de artistas no Memorial Prestes, com concentração a partir das 17h. Confira programação:
17h40 – Cortejo cultural comandado por artistas saindo do prédio do memorial para o palco
17h45 – Debora Finocchiaro faz leitura de apresentação do festival
17h50 – Explanação da Resistência Democrática, Memorial e organização do festival
17h58 – Boa Noite presidente Lula
18h – Richard Serraria
18h15 – Zé Adão Barbosa recita Brecht
18h20 – Roda Viva canta Chico Buarque
18h35 – Cíntia Nunes recita Thiago de Melo
18h40 – Banda Ói Nóis Aqui Traveis
18h55 – Ricardo Silvestrin recita poema
19h – Demétrio Xavier
19h15 – Nenung
19h30 – Clube de Esquina
19h45 – Marietti Fialho e Josué Krug
20h – Otto Guerra depoimento
20h05 – Hique Gomez
20h10 – Juçara Gaspar e Luciano Alves performance Frida
20h20 – King Jim, Júlio Reny, Márcio Petracco Pedro Petracco e Oly Jr.
20h35 – Performance circense
20h40 – Preconceito Zero
20h55 – Rhosangela Silveiro e João 7 Cordas
21h10 – Só Amor
21h25 – Liane Schuler e Lila Borges
21h40 – Império da Lã
21h55 – Brasilian Sounds
22h10 – Tania Farias e Johann Alex de Souza
22h25 – Os Latinoamericanos