Partido dos Trabalhadores

Conferência supera expectativas e fortalece o PT para as eleições de 2024

Lideranças celebram o sucesso da Conferência Eleitoral PT 2024, que reuniu mais de 5 mil pessoas e serviu para “dar a largada no processo eleitoral” do ano que vem

Alessandro Dantas/PT

Gleide, Gleisi e Tatto fazem balanço da conferência: principal resultado esperado são muitos votos em 2024

A Conferência Eleitoral PT 2024 não poderia ter sido mais bem-sucedida. Pensada incialmente para receber 2 mil pessoas, acabou registrando 5,3 mil inscritos, que vieram de todos os estados brasileiros. O balanço é da secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, principal responsável pela coordenação do evento.

Segundo ela, a conferência, que ocupou o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, na sexta-feira e no sábado (8 e 9), cumpriu o objetivo de “dar a largada no processo eleitoral”, reunindo pré-candidatos, prefeitos e vices, vereadores, coordenadores de campanha, dirigentes partidários, integrantes do governo Lula e militantes.

Gleide descreveu o evento como uma verdadeira “imersão para compreender melhor o cenário político nacional, como nossos candidatos poderão fazer a defesa do governo em suas cidades, o que está sendo levado efetivamente pelo governo para cada cidade, como se monta um programa de governo, como lidar com as novas tecnologias de redes sociais”, entre outros temas.

“Está todo mundo bem feliz, e a gente espera que o resultado venha no ano que vem, com muitos votos”, disse a secretária.

Gleisi: “Somos um partido vivo e democrático” 

Para a presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), a conferência deixou uma importante mensagem: “A de que estamos atentos e mobilizados para a disputa eleitoral de 2024. Achamos que ela é importante, queremos eleger muitos vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas, tanto do PT quanto do nosso campo político”, ressaltou.

Gleisi destacou ainda a presença dos membros do partido que hoje são ministros do governo Lula. Segundo ela, é muito importante esse encontro com a militância, verdadeira base de sustentação do Partido dos Trabalhadores.

“Quero agradecer muito a vinda de todos os ministros do PT, que foram solícitos e vieram fazer o debate com a militância. O pessoal quer ter a oportunidade de falar, de discutir. Essa é a riqueza do PT. Se nós estamos vivos até hoje, se enfrentamos tudo que enfrentamos e conseguimos chegar à Presidência da República, tem a ver com isso, com esse partido vivo, que discute, que debate, que não tem problema com isso. É um partido democrático”, analisou.

Jilmar: “O partido precisa estar mobilizado”

O secretário nacional de Comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP), também fez um balanço positivo do encontro, destacando a importância do discurso feito pelo presidente Lula, na sexta-feira “Deixou muito claro que a polarização vai continuar no ano que vem, daí a importância de nosso partido estar mobilizado, ir para a rua.” 

Para Tatto, a conferência foi um sucesso. “É o PT se preparando para as eleições de 2024. E queremos eleger muitos prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras”, antecipou.

Festa democrática

A avaliação positiva dos três dirigentes pôde ser conferida também entre os participantes, que lotaram as salas de debate com muita sede de participação e levaram as discussões e trocas de experiência também para os corredores e outros espaços do Centro de Convenções.

Brasília se transformou, em dois dias, num retrato da diversidade existente dentro do PT, que é a diversidade que forma essa nação chamada Brasil. Em vários sotaques, o que se ouvia era um só discurso: o da vontade de construir um país mais justo, mais democrático e mais soberano.

E tudo, claro, sem perder a alegria, como ficou mais que evidente no encerramento inesquecível, ao som do Olodum e da Bateria da Mangueira. Agora, é arregaçar as mangas, trabalhar bastante e construir muitas vitórias nas eleições de 2024. Como disse o presidente Lula: “O PT poderá conquistar uma vitória extraordinária nas eleições municipais”. Que assim seja!

Da Redação