O PT realizou no dia 25 de outubro o PEDEX – Processo Extraordinário de Eleição de Diretórios Municipais. De um total de 1.867 municípios aptos, 809 municípios realizaram a eleição, ou seja, 43% do total, e elegeram novos dirigentes municipais que cumprirão mandato até o final de 2017.
De acordo com a Secretaria Nacional de Organização, com a realização do PEDEX, o PT chega a 4.078 Diretórios Municipais eleitos, o que corresponde a 73% do território eleitoral.
A Sorg divulgou uma série de orientações aos dirigentes petistas sobre como proceder no caso dos municípios onde o PEDEX não foi realizado e também para os que realizaram o processo extraordinário de eleição.
Dirigentes dos 969 municípios com Comissão Provisória organizada que não realizaram o PEDEX terão seus mandatos imediatamente extintos e uma nova Comissão Provisória deverá ser constituída. Esta Comissão Provisória deverá ser composta por novas lideranças – sem a inclusão dos dirigentes anteriores – para cumprir o restante do mandato.
O Diretório Nacional decidiu que as Executivas estaduais poderão autorizar as Comissões Provisórias a lançarem candidatos ou candidatas nas eleições de 2016. Confira a resolução aqui
Nos municípios onde o PEDEX foi realizado, a posse do novo Diretório pode ser feita imediatamente após a apuração dos votos e o resultado do PEDEX deverá ser amplamente divulgado e registrado no SISPED.
A Comissão de Organização Eleitoral deverá encaminhar para o respectivo Diretório Estadual a cópia da lista de presença e das atas de votação e apuração e os nomes dos dirigentes eleitos, assim como toda a documentação necessária para o registro do Diretório na Justiça Eleitoral.
Além do Presidente ou Presidenta e do líder ou da líder da bancada, a Comissão Executiva é composta, no mínimo, pela vice-presidência, e as Secretarias de Organização, de Finanças e Planejamento, de Formação Política, de Comunicação, de Movimentos Populares.
No máximo, a Comissão Executiva terá um terço dos membros do Diretório, ajustado para cima quando houver número ímpar de forma a garantir a composição paritária dos gêneros.
As chapas deverão indicar os dirigentes para as vagas a que tiverem direito no Diretório, obedecendo a proporcionalidade do resultado da eleição, a paridade e as cotas.
Da Redação da Agência PT de Notícias