O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), reforçou, na terça-feira (28), as declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre a importância do Congresso Nacional na aprovação das medidas de ajuste fiscal. Para o petista, o país irá superar mais rapidamente a atual crise econômica com o apoio do parlamento.
O senador avaliou também como positiva a decisão da agência de classificação de risco Standard e Poor’s em não rebaixar diretamente a nota do Brasil. A S&P alterou o rating do país de BBB – negativo, para estável, apenas uma escala acima do grau especulativo.
“É lógico que essa decisão não é boa, mas, para o tamanho da situação que estamos vivendo, a crise de confiança que está sendo permanentemente alimentada, acho que manter o grau de investimento, mesmo com viés negativo, é um sinal positivo”, disse.
Para o senador, a decisão de fazer o ajuste fiscal foi tomada de forma correta pelo Executivo, mas, segundo ele, o Congresso tem criado dificuldade para aprovar as medidas referentes a proposta e tem criado novas despesas.
Segundo o parlamentar, para colaborar com o fim mais rápido da crise, o Congresso Nacional deveria acabar com a desoneração sobre a folha de pagamentos, reformar o ICMS, repatriar os recursos enviados irregularmente para o exterior e não derrubar vetos que podem causar impacto fiscal, como o do reajuste dos servidores do Judiciário.
Da Redação da Agência PT de Notícias