Firmado em agosto de 2019, o Consórcio Nordeste tem sido desde então uma resposta clara à péssima gestão federal comandada pelo presidente Jair Bolsonaro – que nunca escondeu o seu preconceito contra a região. Para além dos pactos econômicos firmados em conjunto pelos nove governadores – todos eles do campo progressista -, a iniciativa agora também será fundamental para controlar o avanço da pandemia do coronavírus.
Presente na reunião desta sexta-feira (13) com gestores da Saúde e diretores de hospitais do Estado do Piauí, o governador Wellington Dias afirmou que o Consórcio Nordeste já está atuando em rede, ainda que sem um acordo firmado formalmente. A reunião entre os governadores da região está marcada para acontecer na próxima terça-feira (17).
“Já estamos comprando material de forma conjunta através do Consórcio, queremos trabalhar um sistema melhor e maior de controle dos nossos aeroportos no sentido preventivo, trabalhar as orientações de maneira mais uniformizada e poder ter essa integração das equipes. Se tiver um estado que precisa de mais apoio que o outro, vamos fazer esse apoio conjunto. Na próxima semana, vamos fazer esse acordo, mas ele já está vigorando desde a semana passada”, explicou Wellington Dias.
Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Portal O Dia