Um projeto da Companhia Energética do Ceará (Coelce) tem estimulado a reciclagem por meio de descontos na conta de luz. Pela iniciativa inédita no País e premiada pelas Nações Unidas, as pessoas doam materiais recicláveis e ganham o benefício.
Até agora, 430 mil clientes foram favorecidos e a empresa arrecadou 18 mil toneladas de resíduos e, como contrapartida, descontou R$ 2,3 milhões em bônus. A ideia foi o caminho encontrado pela companhia para compensar as emissões de gás carbônico (CO2) a partir do uso da energia elétrica.
De acordo com o coordenador da Área de Meio Ambiente da Coelce, Sérgio Araújo, em entrevista à “Agência Brasil”, a ação ressalta nas pessoas a consciência de que o consumo de energia contribui para o aumento de CO2.”Deve haver conscientização da importância do consumo de energia elétrica de forma adequada, sem desperdício e, ao mesmo tempo, a consciência ambiental de fazer a reciclagem”, justificou.
Segundo estudo da Coelce, para produzir um quilo de alumínio, por exemplo, são emitidos 10 outros de CO2. Para reciclar o material, são gastos 300 gramas, aproximadamente. “Existe uma diferença enorme ao se reciclar e ao se produzir. É essa diferença entre a produção tradicional e o que é reciclado que a gente considera para compensar as emissões de CO2 do cliente”, explicou.
Para tanto, os consumidores de energia doam latas de alumínio, ferro, outros metais e vidros e, assim, recebem descontos na conta de luz. A Conta Verde, como é chamada, caracteriza-se pela capacidade de educar as pessoas ambientalmente. Os clientes da empresa recebem, na descrição da conta, a quantidade em que cada casa emite de CO2, logo, sabem como compensar.
Da Redação da Agência PT de Notícias com informações da Agência Brasil