Partido dos Trabalhadores

Contra Temer e por direitos, blocos desfilam pelo Brasil no fim de semana

Com oposição ao governo golpista e aos desmandos e falta de investigação dos tucanos, folia de esquerda toma ruas de SP, Rio, BH, Brasília e Salvador

Divulgação

Desfile do Bloco Soviético em 2016, em São Paulo

Com discursos de oposição ao governo golpista de Michel Temer, aos desmandos e falta de investigação dos escândalos da administração tucana de Geraldo Alckmin em São Paulo e do tom marqueteiro dos primeiros dias de João Doria na Prefeitura de São Paulo, quatro blocos vão para as ruas entre este sábado (18) e terça-feira (21). Rio e Salvador entram na folia durante a semana e estendem para todo o Carnaval – e até depois dos dias de folia, como Brasília.

O mais tradicional de todos, o Bloco Soviético, sairá no sábado (18), em São Paulo. Neste ano, inspirou movimentos carnavalescos também em Belo Horizonte e Brasília.

Criado em 2013, a partir de uma brincadeira de Twitter, o bloco parte da concentração, às 15h, em frente ao Tubaína Bar, na rua Haddock Lobo, em Cerqueira César, até dispersar em Santa Cecília.  Costuma ir até as 20h. Em Belo Horizonte, o bloco sai nesta sexta-feira (17), da praça Sete de Setembro, às 17h.

Neste ano, temas sobre a apatia dos revoltados com o governo Dilma durante o governo Temer, questões que envolvem as minorias e a oposição ao governo Temer vão embalar o desfile.

Cante junto com o bloco:

Aqui, o melô do Fora Tender:

O Bloco Soviético grita “Fora Tender”

Aprenda a cantar:

No mesmo dia, às 15h, o Unidos do Fora Temer vai se concentrar no Largo da Batata. Os enredos, no entanto, ainda não são conhecidos.

Mas se prepara porque a folia de esquerda continua no domingo, com o Bloco do Tucanistão, que sai da rua Aurora, na região da praça da República, às 14h. A letra aí de baixo é bem simples de acompanhar e viro hino do grupo:

Versão de Xibom Bombom, do Bloco Tucanistão

Tem também a playlist com as marchinhas exclusivas do bloco, que você pode acompanhar aqui:

Na terça-feira (21), sai o bloco Umes Caras Pintadas no Bixiga, também em São Paulo. A concentração será às 17h na rua Rui Barbosa. Vai seguir pela Rua Rua Treze de Maio, passa por baixo do Viaduto Armandinho do Bixiga, entra na Rui Barbosa e vai até a altura da Rua Manoel Dutra e retorna para o ponto inicial. O tema, claro, é Fora Temer.

Vai ter em Salvador também: o Bloco Filhos e Filhas de Marx sairá no sábado (18), às 11h30, de Santo Antônio Além do Carmo e depois na quarta (22), às 19h, na Barra; na quinta (23/2), às 19h, com o Bloco Mascarados; e na segunda (27), com o Mudança do Garcia. Eles estão preparando “marxinhas” especiais, mas ainda não divulgaram.

No Rio de Janeiro,  a concentração do Bloco Popular Fora Temer será na sexta-feira (24), na Cinelândia, às 17h.

Serviço:

Bloco Soviético Vermelhim
Concentração Belo Horizonte: sexta (17), 17h, praça Sete de Setembro

Bloco Soviético
Concentração São Paulo: sábado (18), 15h, bar Tubaína, rua Haddock Lobo 74, Cerqueira César. Saída às 18h

Unidos do Fora Temer
Concentração São Paulo: sábado (18), 15h, no Largo da Batata (São Paulo)

Bloco do Tucanistão
Concentração São Paulo: domingo (19), 14h, rua Vitória (próximo à praça da República)

Bloco da Umes Caras Pintadas
Concentração São Paulo: terça-feira (21), 17h na rua Rui Barbosa, no Bixiga.

Bloco Filhos e Filhas de Marx
Concentração Salvador:

Bloco Popular Fora Temer
Concentração Rio de Janeiro: sexta-feira (24), na Cinelândia, às 17h

KGBloco Soviético
Concentração Brasília: sábado (4/3), 22h, estacionamento do Parque da Cidade

Bloco Fora Temer

Concentração Salvador: sábado (18), 20h, Teatro Sesi – Rio Vermelho

Da Redação da Agência PT de Notícias