País produtor e desenvolvedor das vacinas Abdala e Soberana 02, Cuba ultrapassou, nesta quinta-feira (20), a marca de mais de um milhão de habitantes vacinados contra a Covid-19, quase 10% da população. Segundo o governo cubano, profissionais de saúde e da indústria farmacêutica, além de pessoas em grupos de risco, estão no centro do início da campanha de vacinação em Havana.
De acordo com o ministro da Saúde Pública, José Angel Portal, 70% da população de 11 milhões de habitantes serão vacinados até agosto. Em junho, o cronograma do governo estabelece que 22,6% dos cubanos estarão imunizados até junho.
A diretora Nacional de Ciência e Inovação Tecnológica da pasta Ileana Morales Suárez festejou os avanços do país. “Se chegamos até aqui é “porque temos uma Revolução e um modelo que aposta desde o início na Saúde , ciência e inovação”, disse Suárez, durante o programa nacional de TV Mesa Redonda.
A médica destacou que um dos pilares essenciais para os resultados positivos é o regulatório, que responde pelo cumprimento de etapas das testagens e dos requisitos de fase, que são prioridade.
Ainda de acordo com a gestora cubana, o rigor ético também garante lisura ao processo. “Para o desenvolvimento das duas vacinas candidatas instalamos comitês de ética centralizados, vinculados ao Ministério. Trata-se de uma forma inédita inovadora que tem permitido conferir o máximo rigor no acompanhamento dessas investigações”.
Desde o início da pandemia, Cuba registrou 129,3 mil infecções por Covid-19 e 840 vítimas fatais do novo coronavírus.
Da Redação, com informações de Sputnik News