Partido dos Trabalhadores

Na Cultura, PT vai ao STF contra centralização de atos em secretário

Partido entrou com ação contra portaria que tira poderes de decisão da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) sobre projetos da Lei Rouanet

Site do PT

Ataque à cultura

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou na sexta-feira (18), por meio dos seus advogados, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal em detrimento da publicação da Portaria número 12/2021, de 28 de abril de 2021, pelo Ministério do Turismo.

A Portaria delegou a competência da presidência e dos atos de gestão da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) ao Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

Isso significa que o secretário pode decidir ad referendum quais os projetos nacionais serão analisados e poderão receber incentivos da “Lei Rouanet”, centralizando assim o trabalho que antes era realizado em conjunto com a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura.

De acordo com a argumentação do PT, o ato representa uma grave ameaça à democracia e à cultura brasileira, já que ele viola o princípio da participação popular, do não retrocesso social e os direitos fundamentais à cultura.

A ADPF foi autuada no STF sob o número 856 e distribuída ao ministro Dias Toffoli.

VEJA A ÍNGERA DA AÇÃO

Da Redação