A Central Única dos Trabalhadores, no Rio Grande do Sul, e sindicatos filiados, em nota divulgada em 10 de maio último, informa que “as entidades sindicais CUTistas em todo o estado, mesmo em situação de extrema dificuldade e escassez de recursos, estão empenhadas no socorro imediato às vítimas das enchentes e na defesa dos direitos dos trabalhadores”.
Os sindicatos dos metalúrgicos e a Federação estadual da categoria, por exemplo, disponibilizaram suas estruturas físicas – sede sindical, colônias de férias, clubes de campo e praças esportivas – para servirem de abrigos às vítimas e pontos para coletas de doações. E a CUT-RS promove campanha de arrecadação via PIX, que será destinada à população necessitada.
LEIA MAIS:
RS: Entidades defendem mudança na CLT para proteger trabalhadores
É a “corrente da solidariedade para que as pessoas reconstruam suas vidas com dignidade”, afirma o presidente da FTM, Lírio Segalla, ressaltando que “os sindicatos não vão poupar esforços para garantir que os trabalhadores não sejam ainda mais prejudicados diante da situação”. Sindicalistas utilizaram inclusive barcos para resgatar pessoas de áreas inundadas, destaca Segalla.
LEIA MAIS:
Governo Lula suspende dívida do RS com a União por 36 meses
Em cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Pelotas, entre outras, a CUT e sindicatos filiados estão acolhendo desabrigados e recebendo doações como roupas, alimentos e água. Denominado “Projeto CUT Comunidade”, também foram implantadas 22 cozinhas comunitárias que já produziram cerca de 9 mil marmitas (média de 300 por dia) que foram encaminhadas aos abrigos e pessoas em situação de risco.
DOAÇÃO VIA PIX PARA
Pix: 51996410961
Dados bancários CUT-RS
Banco 133 – CRESOL 02
CNPJ 60563731/0014-91
Agência 5607
Conta corrente 18.735-6
Da Redação