A pesquisa Cut/Vox Populi divulgada na sexta-feira (15) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera não só no cenário nacional com 38% nas menções espontâneas, mas também no estado de São Paulo, governado há 23 anos pelo PSDB.
Com 28% das intenções de votos dos paulistas, Lula fica duas posições à frente do atual governador tucano Geraldo Alckmin, que conta com apenas 11%. Mais uma vez, as pesquisas mostram que Lula é o favorito do povo brasileiro, deixando os pré-candidatos da direita golpista a ver navios.
Não só no estado de São Paulo, mas Lula lidera com folga também no cenário nacional chegando a 45% na estimulada, deixando Alckmin ainda mais para trás em quarto lugar, com apenas 6%. Envolto em denúncias de fraudes como o “trensalão” e em meio a uma guerra interna no PSDB, Alckmin tem um desempenho sofrível neste levantamento.
A pesquisa
No plano nacional, em um cenário com cinco postulantes à Presidência, Lula lidera com 45% do voto estimulado, seguido por Bolsonaro (15%), Marina Silva (7%), Alckmin (6%) e Ciro Gomes (3%). Brancos e nulos somam 14%. Não responderam 11% dos entrevistados.
Em São Paulo, neste mesmo cenário, Lula lidera com 28% do voto espontâneo, seguido por Jair Bolsonaro (com os mesmos 15%) e Alckmin (11%). Marina Silva tem 5% das intenções de voto e Ciro Gomes, 2%. Brancos, nulos e indecisos somam 40%.
Em um cenário com dez candidatos na corrida presidencial em 2018, Lula lidera com 43% do voto estimulado em todo o País. Na sequência, vem Bolsonaro (13%), o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (7%), Marina Silva (5%), Alckmin (4%) e Ciro Gomes (2%).
O senador Álvaro Dias e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, figuram, cada um, com 1% das intenções de voto. Manuela D’Ávila e o empresário João Amoêdo não chegaram a pontuar. Brancos, nulos e indecisos totalizam 24% do eleitorado brasileiro.
Em São Paulo, nesse mesmo cenário de dez postulantes, Lula segue na liderança com 28% do voto estimulado. Na sequência, vem Bolsonaro (14%) e Alckmin (9%). Marina Silva e Joaquim Barbosa somam, cada um, 4% das intenções. Ciro Gomes tem 1% e os demais candidatos não chegaram a pontuar. Brancos, nulos e indecisos somam 40%.
No voto espontâneo, Alckmin também figura em terceiro lugar. No Brasil, Lula lidera com 38% das menções, seguido por Bolsonaro (11%), Alckmin e Marina Silva, com 2% cada um deles. Em São Paulo, o petista segue na dianteira com 26%, à frente de Bolsonaro (11%) e do governador paulista (5%). A ex-ministra Marina Silva segue em 2% das intenções.
O Vox Populi consultou, de 9 a 12 de dezembro, 2 mil brasileiros com mais de 16 anos de idade, residentes em 118 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, em áreas urbanas e rurais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, estimada em um intervalo de confiança de 95%.
Da Redação da Agência PT de Notícias com CartaCapital