O candidato petista ao governo do Mato Grosso do Sul, senador Delcídio do Amaral, estuda a possibilidade de reduzir a alíquota do ICMS sobre o óleo diesel em quase 30% no estado – de 17% para 12%. O objetivo é baratear o custo do frete e fazer com que isso se reflita no preço dos produtos que circulam ou são produzidos no estado.
“Inicialmente, reduziremos a alíquota para 14%. Mas a ideia é diminuir ainda mais, chegando a 12% – mesmo percentual cobrado nos estados vizinhos. Minha equipe econômica está aprofundando os estudos e as projeções iniciais indicam que uma suposta queda na arrecadação seria compensada pelo aumento do consumo”, esclareceu o candidato.
Para Delcídio, com a alíquota de 17% seu estado perde duas vezes. “Perdem os postos de combustíveis, porque o caminhoneiro que vem de outros estados abastece lá fora e simplesmente atravessa o Estado com o tanque cheio; e perdemos também quando os caminhoneiros daqui deixam para abastecer nos estados vizinhos, onde acabam consumindo outros produtos que poderiam estar sendo comprados aqui”, raciocinou.
O candidato também pretende enfrentar o desafio da logística, melhorando as rodovias estaduais. “Vamos ter um programa rigoroso de melhoria das nossas estradas através das parcerias público-privadas. Caberá ao Estado fazer aquilo que compete ao poder público: devolver à população o que ela paga de imposto com serviços eficientes de saúde, segurança e educação. Teremos uma administração ágil, tecnológica, desburocratizada, para não atrapalhar quem produz”, afirmou.
Por Márcio Morais, da Agência PT de Notícias