Partido dos Trabalhadores

Deputados do PT afirmam que decreto sobre posse de armas levará à barbárie

Enio Verri e Zé Carlos criticam as consequências nefastas que virão com o decreto assinado por Jair Bolsonaro

Montagem/Gustavo Bezerra

Deputados Ênio Verri e Zé Carlos

O decreto que facilita a compra e o uso de armas de fogo, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira (15), continua repercutindo na Bancada do PT na Câmara. Os deputados Enio Verri (PT-PR) e Zé Carlos (PT-MA) avaliam a medida como um passo a mais rumo à “barbárie”. Em entrevista coletiva ontem (15), o líder da bancada, Paulo Pimenta (PT-RS), anunciou que o PT ingressará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar juridicamente a iniciativa do governo federal.

Para o deputado Enio Verri, o decreto presidencial que libera a posse de até quatro armas por pessoa é mais um ato do governo Bolsonaro contra a população pobre e periférica do País, a maioria das pessoas entre as mais de 60 mil assassinadas, anualmente.

“A liberação de acesso a armas está apontada contra as mulheres, cujo feminicídio é um dos maiores do mundo. Também contra pretos pobres, de 16 a 29 anos, que são mais de 70% das vítimas por arma de fogo. E também contra os movimentos sociais, diuturnamente criminalizados nos discursos de Bolsonaro”, afirma Verri.

Conforme o deputado, “esse governo conduz o Brasil a uma guerra civil”. O deputado destaca que o Partido dos Trabalhadores vai ingressar no Supremo Tribunal Federal com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, além de apresentar Projeto de Decreto Legislativo “para impedir mais essa barbárie contra a nação.”

Na avaliação do deputado federal Zé Carlos, o decreto para uso de arma de fogo transformará o Brasil em “barril de pólvora”. Conforme o deputado, o País que já lidera as estatísticas mundiais de violência e mortes por armas de fogo, recebe agora de seu presidente a permissão para que qualquer cidadão possa adquirir e ter em casa até 4 armas.

“A obsessão de Bolsonaro por armas de fogo e sua incapacidade de apresentar qualquer proposta voltada para a geração de emprego e renda transformarão o País em um barril de pólvora, onde os lares dos brasileiros se transformarão em verdadeiros depósitos de armas e munições”, prevê Zé Carlos.

O parlamentar do Maranhão diz que até o momento Bolsonaro não apresentou propostas para melhorar a economia no Brasil. “Nenhuma palavra e nenhuma medida desse presidente, até agora, para fortalecer a economia do País. Ao invés disso, esse decreto que libera armas, apenas para enriquecer ainda mais as indústrias que ganham dinheiro com as desgraças e tragédias das famílias”, lamenta. “Sem dúvida que lutarei com todas as minhas forças contra mais essa aberração produzida por uma mente insana”, critica Zé Carlos (foto).

Do PT na Câmara