Centenas de atos políticos e lançamentos de Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato aconteceram ao longa deste sábado, primeiro dia 13 do ano, como parte do Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato.
O número de Comitês Populares chegou a mais de 900, com mobilização em todos os estados do Brasil e até mesmo no exterior.
Na cidade onde irá ocorrer o julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula no dia 24 de janeiro, Porto Alegre, foi realizada um ato com a Presidenta do PT Gleisi Hoffmann, ao lado de nomes como Miguel Rosseto, a filósofa Márcia Tiburi e Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB.
Além de esclarecer a população, o ato mostrou que a defesa do direito de Lula ser candidato não é uma causa que se restringe ao Partido dos Trabalhadores, mas é efetivamente uma luta ferrenha em nome da democracia: trata-se de garantir o direito da população decidir o destino do país em eleições efetivamente justas e democráticas.
Na cidade de São Paulo o número de comitês chegou a 180, sendo que um deles foi criado no Diretório Municipal do PT, com a presença de várias lideranças do partido, e o outro ocorreu no Diretório Nacional, que também ganhou grafites em sua fachada.
Em Londres, na Inglaterra, o grupo Democracy For Brasil – UK realizou um ato político e também lançou um Comitê Popular.
Em Aracaju a panfletagem começou cedo, com militantes alertando a população sobre a nova fase do golpe, além de uma plenária de lançamento de um Comitê Popular local.
O estado do Ceará, que já conta com 100 comitês, teve uma verdadeira festa da democracia na capital Fortaleza, com um bloco de carnaval em defesa de Lula.
A cidade de Maringá (PR) teve um grande ato de lançamento do comitê local, com centenas de pessoas apoiando o ex-presidente.
Também foi lançado em Curitiba o Comitê Paranaense em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato, sendo que o Estado do Paraná já contabiliza 40 comitês.
Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a sede da CUT recebeu mais um Comitê Popular.
A capital mineira, Belo Horizonte, não ficou de fora e teve atos com a presença de parlamentares do PT.
A Bahia teve a criação de pelo menos três comitês, sendo um deles em Lauro de Freitas, com várias lideranças locais.
No Rio Grande do Norte a senadora Fátima Bezerra e o deputado Fernando Mineiro participaram da inauguração de mais um comitê, desta vez na praia da Redinha, e outro no comitê de juventudes, no centro de Natal, ao lado da deputada Zenaide Maia.
A mobilização deverá seguir nos próximos dias, com atos organizados por artistas e intelectuais no Rio de Janeiro dia 16, no Teatro Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290), e em São Paulo dia 18, na Casa de Portugal (Av. da Liberdade, 602). Os dois eventos estão marcados para as 19h.
Da redação da Agência PT de notícias