Partido dos Trabalhadores

Diadema: Maninho defende resgatar políticas públicas criadas pelo PT

Maninho, pré-candidato à prefeitura, denuncia que atual gestão abandonou as políticas públicas criadas pelo PT ao longo de 28 anos no governo local

Vereador Maninho. Foto: Agência PT

Insegurança, falta de atendimento médico e problemas na educação. Esses são alguns dos problemas enfrentados em Diadema e que foram alertados pelo vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), pré-candidato à prefeitura da cidade.

“A cidade vive praticamente um caos. O atual prefeito, Lauro Michels (PV), destruiu as políticas públicas da cidade e fracassou no modelo que prometeu aos eleitores. A saúde, por exemplo, está caótica, e na ala infantil não temos nenhum atendimento, mesmo a prefeitura recebendo recursos do SUS e o prefeito gastando 1 milhão de reais por dia”, diz Maninho.

A mortalidade infantil é outra questão que preocupa. “Nós chegamos a atingir o maior nível de mortalidade infantil na região metropolitana. Está por volta de 14%, nível de cidade do interior do brasil”, diz.

Segurança Pública

Maninho, pré-candidato à prefeitura de Diadema, ressalta que o combate à violência é outra prioridade na cidade. Para ele, é necessário retomar projetos e aumentar a discussão sobre orientação e segurança com a população, além de instalar câmeras de segurança na região.

“O nosso perfil é mais à esquerda, comprometido com o lado social, com a cidadania, com a geração de empregos e renda e com a participação popular. O atual governo é autoritário e acabou com o orçamento participativo e com os conselhos. Ele desmontou todas as políticas que o PT construiu na região ao longo dos 28 anos que fomos governo“, diz.

Maninho também comenta que a cultura deve ser repensada na região, com propostas mais populares e acessíveis a toda a população. “Lauro tem uma política elitista, mas Diadema tem uma cultura de massa. Ele acabou com a Cia de Dança e com a Escola de Circo. Trouxe espetáculos caros para a cidade, que eram inacessíveis para parte da população”.

O pré-candidato deseja formar uma chapa pura, sem alianças com partidos golpistas e deve contar com a ex-vereadora Irene dos Santos como vice. “A militância do PT está com muita disposição e engajada na nossa causa”, finaliza.

 

Câmara Municipal

Maninho exerceu a presidência da Câmara três vezes. Também foi líder da bancada do PT e membro da Comissão Permanente de Justiça e Redação da Câmara.

Ele foi o responsável pela compra do prédio do Legislativo e por disponibilizar toda a contabilidade da Câmara na internet, através do site do Legislativo.

Outras medidas de destaque do petista foram a abertura à imprensa das reuniões da Mesa Diretora e o fim do voto secreto.

A redução do recesso parlamentar também foi de sua autoria. Os vereadores de Diadema tinham 72 dias de recesso e, a partir de 2006, passaram a ter 55 dias, embora a proposta original fosse de reduzir para 30 dias.

 

Por Carla Escaleira, da Redação da Agência PT de Notícias