A presidenta Dilma Rousseff afirmou que está convencida de que a democracia vencerá neste domingo (17), na votação do impeachment na Câmara dos Deputados. Em carta enviada ao ato no Acampamento Nacional pela Democracia e Contra o Golpe, na manhã deste sábado (16), Dilma agradeceu a mobilização dos movimentos presentes ao acampamento. A carta foi lida pela secretária-especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
“Sei que vocês vieram para cá de todos os cantos do Brasil. Esse sacrifício de mulheres, homens, indígenas, negros e negras, militantes da diversidade, CUT, MST, MTST, CTB e dezenas de outras entidades, tem o meu maior reconhecimento e agradecimento. Mais que isso, reforça a minha disposição de cada vez mais criar condições para que o nosso governo possa atender às justas reivindicações de vocês”, leu Menicucci, afirmando se sentir honrada em ter sido escolhida para transmitir a mensagem da presidenta.
“Gostaria muito de estar aí com vocês. Se não posso ir ao encontro de vocês, hoje, é pela necessidade de dialogar o dia inteiro com parlamentares que se mostram cada vez mais sensíveis a derrotar o impeachment”, explicou.
Na carta, Dilma citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava presente ao ato. “Ele leva meu abraço e carinho a todos vocês. E são vocês que juntos a milhões de brasileiros e brasileiras vêm promovendo manifestações pacíficas em defesa dos direitos e da liberdade”.
“Essa luta de vocês é minha também. E amanhã, domingo, na votação do impeachment, não estará em jogo apenas o mandato de uma presidenta eleita, primeira mulher eleita e reeleita. O que estará em jogo é o respeito às urnas e à vontade soberana do nosso povo, fundamento dos regimes democráticos nos países civilizados. Sobretudo direitos, conquistas sociais e avanços que com a participação de todos, o Brasil alcançou nos últimos 13 anos”, afirmou Dilma.
Ao final da carta, a presidenta pede que os brasileiros continuem defendendo a democracia. “Vamos derrotar o impeachment sem base legal, porque é um golpe à nossa democracia. Vocês são os guardiões dos valores democráticos que fazem do Brasil uma grande nação. Estou convencida de que a democracia vencerá amanhã”, finalizou.
Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias