A presidenta Dilma Rousseff defendeu, em publicação no Facebook na noite de domingo (25), ser preciso combater a violência contra a mulher. O comentário foi feito por causa do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015, que era “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
“A redação teve como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. A sociedade brasileira precisa combater a violência contra a mulher”, afirmou a presidenta.
Além disso, Dilma exaltou a eficiência do ENEM, com o esforço de segurança e conscientização.
“As provas do Enem 2015 chegam ao fim hoje, aplicadas com êxito em todo o País. A edição deste ano teve o menor índice de abstenção desde 2009. O menor número de pessoas eliminadas reflete o esforço de segurança e conscientização que vem sendo feito pela organização”, disse a presidenta.
A secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, também elogiou o tema da redação do ENEM neste ano.
Em nota divulgada ainda no domingo, Eleonora afirmou que o assunto fez com que 7.746.261 mil jovens – dos quais 4.458.265 (57,5%) são do sexo feminino – refletissem sobre esta epidemia da violência contra a mulher , reflexo de uma sociedade patriarcal e machista.
“Ter este tema debatido no Enem – a segunda maior prova de acesso ao Ensino Superior do mundo, ficando atrás só de um realizado na China- é um avanço para toda a sociedade quebrar com a banalização da cultura da violência”, avaliou.
Da Redação da Agência PT de Notícias