“Reze por mim e eu rezo por você”, disse o Papa Francisco. “Estou rezando”, respondeu a ex-presidenta do Brasil e presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco Brics, Dilma Roussef, ao final do encontro que tiveram no sábado (27) no Vaticano, sede da Igreja Católica Romana.
Em vídeo postado em suas redes sociais, a ex-presidenta não escondeu a emoção ao ser recebida pelo papa. “Bem-vinda! Que prazer revê-la!”, disse ele, antes de um aperto de mãos longo e afetuoso.
O site Vaticanews publicou que Dilma foi a primeira chefe de Estado a ser recebida no Vaticano por Francisco após o início do seu pontificado. Ela foi também anfitriã do papa em 2013, quando ele esteve no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude.
Em suas redes, a ex-presidenta postou foto junto com o Papa Francisco e expressou sua alegria pelo encontro. “Um amigo do Brasil e um homem profundamente comprometido com os destinos da humanidade”, escreveu. A postagem foi compartilhada pela presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann.
Em outra publicação ela detalhou os temas da conversa: o combate à desigualdade e à fome, a transição energética e as ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas.
“Visivelmente emocionada”, escreveu o site Vaticanews, Dilma presenteou o Papa com o livro “Theodoro Sampaio. Nos sertões e na cidade”, “um grande livro sobre o Brasil”, disse ela ao papa.
O autor obra é Ademir Pereira dos Santos sobre a vida do engenheiro civil, geógrafo, cartógrafo, historiador, etnógrafo, arquiteto e urbanista nascido em 1855, filho de uma escrava na zona rural de Santo Amaro da Purificação (BA).
Dilma recebeu do papa alguns documentos dele, como a encíclica “Laudato si'” e a exortação apostólica “Laudate Deum”, além de uma escultura em bronze com as escritas “amar” e “ajudar”. Francisco explicou o significado da obra. “Só é lícito olhar uma pessoa de cima para baixo para ajudá-la a se levantar”, publicou o Vaticanews.
CNBB promoveu Romaria de Parlamentares
Numa inédita e importante iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deputados do PT participaram dia 20 de abril da 1ª. Romaria dos(das) Parlamentares a Aparecida do Norte que teve como tema “Fraternidade, Amizade Social e Política”.
Pela primeira vez depois de 300 anos, a entidade convidou os parlamentares para fazer uma reflexão sobre a participação na política, “inspirada pelo Papa Francisco que coloca a política como uma das formas de construir a cidadania e a dignidade das pessoas”, publicou a presidenta do PT Gleisi Hoffmann.
A CNBB decidiu promover a romaria a partir da mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial da Paz que diz que “a política é um meio fundamental para construir a cidadania e as obras do homem. A função e a responsabilidade política constituemm desafio permanente para todos os que recebem um mandato de servir o seu país”.
PT promove curso sobre fé, política e democracia
Também em inédita mobilização, o partido e a Fundação Perseu Abramo (FPA) estão com inscrições abertas para o curso “Fé, política e democracia” direcionado a militantes interessados no tema a partir de um viés histórico e informativo sobre o papel do catolicismo na transformação social, na luta por direitos e na consolidação da esquerda no Brasil.
As aulas serão online às quartas-feiras, entre os dias 15 de maio e 19 de junho, no período da noite, das 19h às 21h. A aula inaugural será no dia 13 de maio.
“A fé está sendo instrumentalizada. Ela não pode ser instrumento ideológico e nós cristãos temos que agir na sociedade para que essa fé tenha resultado, que é combater a desigualdade social, as injustiças, defender igualdade e direitos. Vamos fazer esta reflexão no curso junto com a FPA. Vamos ampliar nosso foco e nosso raio de atuação. O curso é inédito e promete ser muito interessante”, afirmou o secretário de Comunicação do PT, deputado federal Jilmar Tatto em recente entrevista ao Jornal PT Brasil da TvPT.
As inscrições podem ser feitas no site da Escola Nacional de Formação.
Da Redação