Partido dos Trabalhadores

Dilma reforça diálogo permanente com prefeitos  

Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos deixa reunião confiante na atenção às demandas dos municípios

Brasília - DF, 06/04/2015. Presidenta Dilma Rousseff cerimônia de posse do novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

A presidenta Dilma Rousseff garantiu ao presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati,  o compromisso de diálogo permanente com os governos municipais do País, durante reunião no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (8),

Por cerca de três horas, o grupo que contou com a participação do o vice-presidente Michel Temer e dos ministros  Nelson Barbosa (Planejamento), Joaquim Levy (Fazenda) e Aloizio Mercadante (Casa Civil), discutiu soluções para a dívida dos municípios com a União, a questão da divisão de gastos com a saúde pública e seu refinanciamento, precatórios e o piso salarial dos professores.

“Apesar de todas as dificuldades orçamentárias que o País enfrenta, o diálogo pode buscar soluções para vários problemas que os prefeitos enfrentam”, ressaltou Fortunati.

Segundo o representante dos prefeitos, de tudo que foi discutido, o mais importante foi o compromisso do governo de manter um diálogo permanente entre a FNP e o Comitê de Articulação Federativa (CAF), coordenado por Michel Temer.

“Isso fará com esses e outros assuntos tratados possam ser conduzidos com seriedade e profundidade necessárias”, afirmou Fortunati.

De acordo com Fortunatti, a presidenta garantiu que o governo tem todo o interesse na modernização do aeroporto Salgado Filho e na ampliação em 950 metros da pista. Segundo Fortunati, o ministro Barbosa ficou incumbido de entrar em contato com a Prefeitura para explicitar exatamente o que o governo federal deverá fazer.

“A presidenta deixou muito claro de que a ampliação da pista e a modernização do aeroporto nada têm a ver com o novo aeroporto, chamado de 20 de setembro”, destacou Fortunati.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias