“Nós, mulheres, temos de participar de todas as instâncias da política. É muito importante haver sempre uma representante mulher”, defendeu a presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff no lançamento do projeto Elas por Elas no sábado (26), no Rio de Janeiro.
Saudando a iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, que tem como objetivo principal impulsionar, ampliar e dar visibilidade à participação feminina na política, a presidenta convocou a participação feminina, fundamental especialmente num cenário de um governo ilegítimo e golpista, cujos ataques a direitos historicamente conquistados é sentido cotidianamente no corpo e na vida de milhões de mulheres.
“Temos que levar em conta que esse processo fará com que tenhamos uma grande capacidade de nos mobilizar e de produzir mudanças. Por isso fiz o esforço de vir aqui e falar com vocês, porque isso é algo que temos de fazer de hoje até outubro”, afirmou no evento, que aconteceu durante o seminário “Mulheres na Política e Políticas para as Mulheres: elas podem, nós queremos”, realizado no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-RJ).
“É importante termos mulheres candidatas, e acho que elas têm um papel muito importante nessas eleições, que e levar a palavra das mulheres cariocas. No que precisarem de mim, estarei aqui. Se eu estiver no Brasil, estarei em tudo”, prometeu.
A coordenadora política dos Elas Por Elas no Rio de Janeiro, Eliana Cacique, que também faz parte do Coletivo Nacional de Mulheres do PT, elogiou o compromisso de Dilma de participar do pré-lançamento coletivo das candidatas do PT-RJ, que acontece em junho. “É necessário agora, com urgência, executar o planejamento proposto do projeto Elas por Elas, defendendo a libertação do presidente Lula, a democracia e o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.”
Já a secretária de mulheres do PT no Rio de Janeiro, Fabiana Santos, destacou que a iniciativa pode se tornar um marco para as petistas e para o PT nas Eleições 2018.
“Vivemos um momento de muitos retrocessos. Garantir mais representantes na política, no parlamento e no executivo, é fundamental para termos mais possibilidades de, além de ocuparmos mais espaços de poder e decisão, termos nossos direitos respeitados e a oportunidade de conquistarmos outros”, disse.
Além de Dilma, participaram ainda a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), a vereadora pelo PT em Niterói Verônica Lima, a professora do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense e ativista do movimento feminista Hildete Pereira de Melo, a militante feminista e antirracista Hildézia Alves de Medeiros, a professora de Ciência Política do IPPUR/UFRJ Maria Abreu e Vivian Soares, da Comissão Executiva Estadual do PT.
O Elas Por Elas já teve lançamentos no Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Acre. O lançamento do projeto em Santa Catarina, que estava previsto para o último domingo (27) foi adiado devido à paralisação dos caminhoneiros e caminhoneiras. Uma nova data será divulgada pela Secretaria de Mulheres do PT no estado.
Com informações de Geisa Marques, da Comunicação Elas Por Elas, para a Agência PT de Notícias