Partido dos Trabalhadores

Dilma oferece apoio para reduzir tensões entre EUA e Venezuela

Em conversa, Maduro mostrou estar disposto a reduzir tensões com país norte-americano. Em telefonema com o vice dos EUA, Dilma confirmou encontro com Obama

A presidenta Dilma Rousseff ofereceu, em conversa com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na quarta-feira (8), apoio para reduzir as tesões do país vizinho com os Estados Unidos da América.

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Dilma conversou com Maduro e, em seguida, com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

“A presidenta reiterou a disposição do Brasil de continuar solidariamente desenvolvendo iniciativas que permitam fortalecer o diálogo entre o governo e as oposições venezuelanas nos marcos do Estado Democrático de Direito daquele país”, explicou a nota.

Além disso, o Planalto informou que Maduro pediu apoio de Dilma e mostrou estar disposto em ter uma relação mais pacifica com os EUA. “A presidenta saudou a iniciativa de Maduro e colocou-se à disposição para contribuir nessa direção”, disse o governo.

No próximo fim de semana a presidenta participa da Cúpula das Américas, no Panamá. No evento, a presidenta se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No telefonema com o vice-presidente americano, Dilma confirmou o encontro com Obama.

Leia a nota na íntegra:
“A presidenta Dilma Rousseff falou por telefone, nesta quarta-feira (8), com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Mais tarde, recebeu a chamada do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Na conversa com Maduro, foram tratados temas relacionados à situação política venezuelana e à Cúpula das Américas, que acontece neste fim de semana no Panamá. A presidenta reiterou a disposição do Brasil de continuar solidariamente desenvolvendo iniciativas que permitam fortalecer o diálogo entre o governo e as oposições venezuelanas nos marcos do Estado Democrático de Direito daquele país.

Dilma ouviu do presidente Maduro a disposição de promover uma redução das tensões com os Estados Unidos em base ao respeito mútuo à soberania nacional dos dois países. A presidenta saudou a iniciativa de Maduro e colocou-se à disposição para contribuir nessa direção.

Com o vice-presidente Biden foram discutidas questões relacionadas à próxima visita que a presidenta fará aos Estados Unidos. No telefonema, foi confirmado o encontro dela com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Panamá, quando serão detalhados outros aspectos da visita”.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Noticias