Na próxima segunda-feira (5), a presidenta Dilma Rousseff vai fazer uma visita de Estado à Colômbia para ampliar as relações comercial e econômica entre os países. De acordo com o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita,a expectativa é que sejam anunciados acordos comerciais e de investimentos.
“O eixo principal da visita é o empenho dos dois governos em dar mais realce à relação econômica e comercial. Já existe um acordo de complementação econômica entre os dois países, o chamado ACE 59, que já cobre em torno de 80% do comércio. Gostaríamos de acelerar o cronograma da desgravação tarifária desse acordo que no momento está previsto para que ele chegue até 2018”, disse o embaixador.
A Colômbia é a terceira maior economia da América do Sul, porém ocupa apenas o sétimo lugar como parceiro comercial do Brasil no continente. Segundo informou o diplomata, o comércio entre os países passou de US$ 1,1 bilhão, em 2005 para US$ 4 bilhões, no ano passado.
O embaixador destacou que existe muito interesse da Colômbia em conhecer as experiências do Brasil na questão da agricultura familiar e dos programas que apoiam os agricultores. Na área de educação, Mesquita lembrou que o país colombiano é o que mais envia estudantes para pós-graduação no Brasil.
Na pauta, a crise diplomática entre Colômbia e Venezuela e o andamento de acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias