A presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta terça-feira (27), os medalhistas dos Jogos Mundias Militares, em cerimônia no Palácio do Planalto. Com 84 medalhas, o Brasil conquistou o segundo lugar no ranking geral da competição, realizada entre 2 a 11 de outubro, na Coréia do Sul. O governo espera que, com esse resultado, pelo menos 100 atletas militares estejam nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
A presidenta Dilma parabenizou os atletas durante a cerimônia e disse que o segundo lugar geral da competição é uma conquista muito expressiva e importante para o país.
“Vocês são os responsáveis por essa classificação. Se dedicaram, se esforçaram e trabalharam duro por essa vitória. Vocês conquistaram de forma justa, reconhecendo e respeitando os adversários com fair-play”, afirmou.
Para ela, essa é uma competição muito importante para o país e para todas as atividades esportivas, principalmente porque o País será sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas no ano que vem, no Rio de Janeiro.
Dilma disse ainda que a competição é uma preparação para 2016 e, certamente, os atletas que competiram nos jogos militares serão vistos com “essas medalhas no peito” nas Olimpíadas e Paraolimpíadas do ano que vem.
O Brasil também conquistou uma medalha de prata com o paratleta, André Rocha, no lançamento de peso. Esta foi a primeira medalha do País com um paratleta militar.
O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, também esteve na cerimônia e disse que cada medalha conquistada significou um grande esforço, dedicação e renúncia dos atletas para que esse segundo lugar tenha sido alcançado.
“Em nome do ministério reassumo nosso compromisso em continuar apoiando o esporte nas forças armadas e reconhecendo o esforço de todos os atletas”, disse.
Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias