Partido dos Trabalhadores

Dilma vence em Minas Gerais, Santa Catarina e Rondônia

Em Pernambuco, Dilma encosta em Marina e a diferença agora é de 4 pontos

O Ibope divulgou nesta semana, pesquisas para presidente da República nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Rondônia e Pernambuco. Dilma lidera em três unidades, e em Pernambuco, a petista encosta na candidata do PSB, Marina Silva.

Em Minas Gerais, contrariando o tucano Aécio Neves, que disse em entrevista que venceria a eleição no estado, a presidenta Dilma lidera as pesquisas com 33% das intenções de voto. Atrás dela, com 29%, está o senador mineiro. Marina Silva, do PSB, aparece com 22% das menções.

Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Dilma cresceu 5 pontos percentuais e foi lembrada por 29% dos mineiros. Aécio foi citado por 25% dos entrevistados. Marina foi citada por 18% dos entrevistados.

Já em Rondônia, Dilma obteve a liderança isolada no levantamento. A petista conquistou 35% da preferência dos entrevistados. Aécio e Marina estão empatados com 24%, cada. Foram ouvidos 812 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro.

No estado de Santa Catarina, o Ibope ouviu 1008 eleitores. Destes, 37% informaram que tem a intenção de votar na presidenta Dilma e 13 pontos percentuais separam a petista da segunda colocada, Marina Silva, que obteve 24% das citações. Aécio Neves foi lembrado por 20% dos catarinenses e segue na terceira colocação.

Já Pernambuco, apresenta um quadro de indefinição. Liderando as pesquisas após a morte do ex-governador Eduardo Campos, a candidata do PSB, Marina Silva vê Dilma Rousseff encostar na pessebista. Dilma agora está a 4 pontos de diferença. Marina obteve 40% das intenções e Dilma, 36%. Com a eleição polarizada no estado, Aécio Neves patina nos 3%.
As pesquisas foram registradas sob os protocolos: BR-00651/2014, BR-00655/2014 e BR-00660/2014.

 

Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias