Desde a sua fundação, o Partido dos Trabalhadores, que nasceu da necessidade sentida por milhões de cidadãos de intervir na vida social e política do país, continua transformando a vida dos brasileiros com o legado dos governos de Lula e Dilma e com as ações atuais de parlamentares, prefeitos e vereadores do partido. E é assim que o PT se pauta, desde sua fundação em 1980.
O Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores foi escrito há 38 anos e jamais perdeu sua atualidade. Mesmo nos tempos mais sombrios da democracia, incluindo o golpe de 2016, a sigla nunca abandonou seus propósitos, nunca mudou de lado. É o registro de sua história e sua luta que provam isso.
A coerência e a defesa das pessoas, da dignidade, da soberania nacional e da democracia fazem do PT o partido mais querido do Brasil, segundo várias pesquisas, incluindo a Datafolha.
Diretórios estaduais, municipais e até a militância estão comemorando, desde o dia 10 de fevereiro, data da oficialização do partido, a fundação do maior partido de esquerda da América Latina.
Veja como foi a celebração em alguns estados:
No estado do Amazonas a comemoração aconteceu no clube da AABB e contou com uma festa que durou o dia todo:
No estado de São Paulo, a comemoração foi linda e contou as presenças de Lula e Gleisi:
Na cidade de São Paulo, a comemoração dos 38 anos foi realizada no evento da plenária geral dos comitês populares da cidade:
O diretório do Pará preparou um debate regado a feijoada e bolo para comemorar os 38 do Partido dos Trabalhadores:
Em Belo Horizonte o “parabéns” foi na presença do ex-presidente Lula, que estava em visita à cidade para lançamento da pré-candidatura:
O PT Goiás fez um lançamento da pré-candidatura do Lula, além de homenagem ao aniversário do Partido:
Exposição relembra 38 anos de lutas do PT
O Centro Sérgio Buarque de Holanda, centro de documentação e memória da Fundação Perseu Abramo, que abriga o acervo histórico do Partido dos Trabalhadores, organiza para as comemorações do aniversário de 38 anos do partido a exposição “Legado do PT: nossa história”, no dia 22 de fevereiro, em evento na Casa de Portugal.
Na ocasião será realizado também um ato com as presenças do ex-presidente Lula, da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e da presidenta eleita Dilma Rousseff, além de parlamentares, dirigentes do PT. O evento começará às 19 horas.
A exposição será dividida em duas partes: “O PT fazendo história”, e “O PT construindo o futuro”, com 27 imagens cada, apresentadas em painéis impressos em tecido.
Serão abordados temas históricos como a luta sindical ainda nos tempos da Ditadura, a fundação do PT, as Diretas Já, a luta contra o neoliberalismo nos anos 1990, a chegada de Lula ao Governo Federal em 2002, além de imagens das conquistas do povo brasileiro durante os governos petistas.
Da Redação da Agência PT de Notícias