O Disque Direitos Humanos recebeu mais de 21 mil denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes apenas nos três primeiros meses deste ano. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, os números representam queda de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.
No entanto, para o ministro da secretaria, Pepe Vargas, o número ainda é “muito elevado”. Ainda segundo a pasta, em relação ao perfil, 45% das vítimas eram meninas e 20% tinham entre quatro e sete anos.
“O mais grave é que, em 58% dos casos de violação dos direitos, os suspeitos são pais ou mães. Isso revela o quanto ainda temos de caminhar para uma cultura de respeito aos direitos das crianças e adolescentes”, informou Pepe Vargas, durante o lançamento oficial da campanha “18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
O Disque 100 registrou, neste mesmo período, 4,4 mil denúncias sobre casos de violência sexual. A maioria dos casos (85%), é de abuso sexual.
“Temos de pensar em um debate em relação aos meios de comunicação. A gente ainda vê programas e até desenhos infantis que, de certa forma, estimulam a violência. Precisamos combater essas formas dissimuladas de incentivo à violência”, criticou o ministro.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil