Na manhã deste sábado (7), ocorreu a posse do novo presidente do PT Bahia, Éden Valadares e da nova formação do Diretório Estadual, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Às vésperas do aniversário de 13 anos de governos petistas na Bahia, Éden assume a presidência do PT Bahia com o desafio de conduzir um processo de renovação do partido focado em fortalecer as lutas sociais, a defesa da democracia e a luta em defesa da inocência do ex-presidente Lula.
Em sua fala de posse, Éden ressaltou que o novo diretório estadual proporciona um encontro geracional entre aqueles que construíram o partido e a geração que nasceu após 1981, uma geração “dos filhos e filhas do PT”. “Hoje nós temos aqui um PT que renova o seu compromisso com os movimentos sociais, hoje nós estamos dando posse ao PT que renova a sua luta com a luta dos trabalhadores, como renova a sua luta com os trabalhadores do campo. Nós estamos renovando aqui a luta do PT na defesa da Constituição e da democracia no Brasil”, afirma.
“Nós estamos renovando aqui a luta do PT em prol da defesa da Constituição, da Democracia e do Brasil”, afirmou o novo presidente ao destacar a defesa da democracia como o maior desafio colocado a atual geração. “Hoje a ideia de democracia é muito abstrata: tem o direito ao voto, o direito à reunião, mas se a juventude negra não tem direito à vida não há democracia. Nos deparamos hoje com a tarefa de defender o que sobrou da democracia, o que sobrou da Constituição, pois ela está sob ataque e o PT se renova na resistência a esta agenda capitaneada pelo presidente Bolsonaro”, afirma.
Após duas gestões à frente da presidência do partido no estado, Everaldo Anunciação se despediu do cargo ressaltando que, para além dos resultados eleitorais alcançados alcançados com Jaques Wagner e Rui Costa, a grande marca que o partido está construindo na Bahia “é a consolidação da democracia” e “devolver a milhões de baianos e baianas a esperança na política e na política pública em mudar as suas condições de vida”, disse.
Everaldo ressaltou as tarefas que o partido tem pela frente, como a defesa da inocência de Lula e o fortalecimento das relações com os movimentos sociais. “Tenho certeza, sem nenhuma dúvida, que a nova direção do PT que está assumindo vai fazer mais e melhor do que fizemos até aqui neste momento. Tem uma companheirada jovem que assume, tem outra turma mais vivida e o encontro dessas gerações com certeza vai dar o resultado do fortalecimento do PT na Bahia”, afirmou.
O senador Jaques Wagner ressaltou o desafio da nova direção estadual e do presidente em organizar o partido e os movimentos sociais para enfrentar o autoritarismo do governo de Jair Bolsonaro. Wagner denunciou “a violência ideológica do atual governo federal”, algo nunca visto “nem durante a ditadura militar”. “Nós estamos vivendo numa ditadura sem ser explicitada”, destacou ao afirma a necessidade da defesa irrestrita de valores elementares, como a liberdade de imprensa, a democracia e cultura, campos frequentemente atacados por Bolsonaro.
“Nesse momento, nós precisamos, na mesma moeda, radicalizar no sentindo alto da palavra. A gente precisa aprofundar o nosso conhecimento sobre o projeto político que a gente quer, pois nós somos radicalmente contra o que Bolsonaro está falando”, pontuou Wagner.
Representante do PT Nacional, o vice-presidente do PT, Marcio Macedo, destacou o trabalho vitorioso do PT no estado e a importância da Bahia para o projeto nacional do partido. “A Bahia é um exemplo para o Brasil na organização partidária e no projeto tanto eleitoral, quanto de gestão que vocês lideram”, disse. Em vídeo exibido no ato de posse, a presidenta do PT Nacional, Gleisi Hoffman e o ex-ministro da Educação do Governo Lula, Fernando Haddad, também parabenizaram o novo presidente.
Estiveram presentes na posse vice-governador do Bahia, João Leão e o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal; os deputados estaduais do PT, Robinson Almeida, Fátima Nunes, Osni Cardoso e o líder do governo, Rosemberg Pinto e deputada estadual pelo PC do B, Olívia Santana; os deputados federais do PT Afonso Florence, Valmir Assunção, Zé Neto, Joseildo Ramos e a deputada federal do PSB, Lídice da Mata; os secretários de estado, Cibele Carvalho, Jerônimo Rodrigues, Nelson Pelegrino, Fabya Reis,Carlos Martins e Deivisson Magalhães, também presente como presidente do PC do B na Bahia; também se fizeram presentes a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a presidenta da CUT Bahia, Leninha e o membro da direção nacional do MST, João Paulo Rodrigues.
Confira abaixo a nominata da nova executiva do PT Bahia:
– Presidente: Éden Valadares
– Vice-presidenta: Vera Lúcia Barbosa
– 1ª vice-presidenta: Elisangela Araújo
– 2º vice-presidente: Luiz Caetano
– 3º vice-presidenta: Elizabeth Oliveira
– 4º vice-presidente: Gutierres Barbosa
– 5º vice-presidente: Jessica Sinai
– Secretário de Organização: Osmar Galdino
– Secretário de Finanças: Tassio Brito
– Secretário Geral: Martiniano Costa
– Secretário de Formação: Herbert Florence
– Secretária de Movimentos Populares: Luciene Santana
– Secretário de Assuntos Institucionais: Felipe Almada
– Líder da Bancada: Marcelino Galo
– Secretário de Relações Internacionais: Aluã Carmo
– Secretário de Desenvolvimento Econômico: Geraldo Simões
– Secretária de Mobilização: Jeane dos Anjos
– Secretário de Assuntos Territoriais: Marcelo Aguiar
– Secretário de Comunicação: Adolpho Loyola
– Amanda Cunha
– Liliane Oliveira
– Luciana Mandelli
– Jutaí Moraes
– Maíra Gentil
– Weldes Queiros
– Sara Prado
– Fátima Nunes
– Tamiles Messias
Por Assessoria de Comunicação