Começa dia 14 de abril, o II Festival Elas Por Elas, um evento ousado que busca valorizar as riquezas regionais brasileiras, por meio de apresentações artísticas com mulheres feministas de todos os estados. O público vai poder conhecer música, arte, culinária, artesanato, poesia e promover muita solidariedade.
As transmissões ao vivo vão contar com a participação de mulheres donas de casa, mães solo, sozinhas, da periferia, negras, LGBT, indígenas em uma grande rede de troca de conhecimentos, experiências e sabedorias por meio da riqueza cultural produzida em cada região do país. As apresentações começam dia 14 de abril e vão até o dia 16 de abril, no perfil do Instagram @mulherespt.
“Vai ser um desafio enorme levar essa diversidade de manifestações culturais para a casa das pessoas. Mas estamos muito animadas. Vai ter mulheres do Amazonas, do Acre, do Rio Grande do Sul; Nordeste vai estar em peso também. Vamos aprender pratos típicos, danças regionais, artesanato, poesia e muita solidariedade”, esclarece Anne Karolyne, secretária nacional de mulheres do PT.
Em tempos de pandemia e isolamento social, a iniciativa se apoia na cultura como uma ferramenta de conscientização política e exercício da solidariedade. O evento é organizado pelo projeto Elas Por Elas, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, e tem por objetivo movimentar os estados e estimular as pessoas que trabalham com a cultura possam ser parte da estratégia de combate ao Coronavírus, ao incentivar que as pessoas fiquem em casa.
“Queremos tornar o isolamento, uma estratégia fundamental para garantir vidas, menos doloroso para as pessoas. Por isso, estamos organizando mulheres do país inteiro para levar cultura em larga escala”, reforça Anne.
Sobre o Projeto Elas Por Elas
O protagonismo das mulheres em lutas políticas e sociais é histórico e está ainda mais evidente neste momento de avanço de pautas conservadoras e consecutivos retrocessos promovidos pelo governo Bolsonaro. O projeto Elas Por Elas, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, tem por objetivo impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil.