Partido dos Trabalhadores

Eleições 2024: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil

PT disputa as prefeituras em 13 capitais do país com candidatura própria, e participa ou apoia aliados nas outras 13, além de lançar candidaturas em 126 cidades com mais de 100 mil eleitores

PT Nacional

O Time do Lula já está nas ruas para debater, disputar o voto e levar propostas e ações para melhorar a vida do povo

A campanha eleitoral teve início oficialmente a partir desta sexta-feira, 16 de agosto, e todo o conjunto de dirigentes, militantes, candidatos/as a prefeito/a e vereador/a do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras já está envolvido pelo clima das eleições municipais.

O Time do Lula começa a tomar as ruas para debater, disputar o voto e levar as melhores propostas e ações para melhorar a vida do povo das capitais, cidades grandes, médias e pequenas em todo o país.

Para colocar o Time de Lula nas ruas, somente o PT conta atualmente com 4.268 Diretórios Municipais organizados e com mais 496 Comissões Provisórias em fase de organização de acordo com as regras partidárias.

O partido conta hoje com um total de 265 prefeituras e 3.166 representantes em Câmaras Municipais. O objetivo nas eleições municipais de 2024 é ampliar de forma importante esses números e eleger o maior número de prefeitos/as e vereadores/as em todo o Brasil.

Para isso, as candidatas e candidatos do PT, da Federação Brasil da Esperança e dos partidos aliados – que formam o time do presidente Lula – contam com os avanços e conquistas implementadas em um ano e meio de seu terceiro mandato democrático e popular à frente da Presidência da República.

Recado do presidente Lula

Em vídeo direcionado aos candidatos e candidatas petistas, o presidente Lula afirmou que, aos poucos, o governo federal vem trabalhando para reconstruir o país.

“Vocês sabem que estamos trabalhando muito para reconstruir o país. Quando voltamos ao governo federal, encontramos quase tudo desmontado. Programas importantes para o povo, como o Farmácia Popular, Minha Casa, Minha Vida, os Mais Médicos estavam parados. Não tinha recursos para merenda escolar, hospitais e estradas. Espalharam armas ao invés de entregar livros e remédios. Mas aos poucos, estamos colocando o país outra vez. O salário está subindo, os empregos estão voltando e a renda da sua família está melhorando”, afirma ele.

Assista o vídeo do presidente Lula

Lula afirma ainda que a melhoria da vida do povo nas cidades depende das escolhas que serão feitas em outubro deste ano.

“Agora, está na hora de escolher quem vai melhorar a sua cidade. Quem vai nos ajudar a construir um Brasil melhor. Por isso, eu peço a você que vote em candidatos e candidatas que estão do nosso lado para reconstruir o Brasil e garantir uma vida melhor para todos e todas. A gente não pode permitir que a mentira continue a reinar. E nós precisamos continuar juntos nessa caminhada, conto com o seu voto nos candidatos e candidatas do nosso time”, pede Lula.

Daí a importância de se eleger projetos que ajudem na reconstrução do país e que garantam a implementação de políticas públicas que beneficiem a maioria da população, como vem fazendo o governo Lula.

PT nas capitais

Nas eleições municipais deste ano, o PT tem candidatos e candidatas a prefeito/a em 13 capitais brasileiras e nas outras 13 estará ao lado de candidaturas do PV e PCdoB – que compõem a Federação Brasil da Esperança – e de coligações com partidos aliados.

Nas 13 capitais com candidaturas próprias, o PT tem as seguintes candidaturas: Porto Alegre (RS), deputada federal Maria do Rosário; Belo Horizonte (MG), deputado federal Rogério Correia; Fortaleza (CE), Evandro Leitão; Vitória (ES), ex-prefeito João Coser; Goiânia (GO), deputada federal Adriana Accorsi; Aracaju (SE), jornalista Candisse Carvalho; Manaus (AM), ex-deputado Marcelo Ramos; Campo Grande (MS), deputada federal Camila Jara; Cuiabá (MT), deputado estadual Lúdio Cabral; Teresina (PI), deputado estadual Fábio Novo; Natal (RN), deputada federal Natália Bonavides; João Pessoa (PB), ex-deputado Luciano Cartaxo e Florianópolis (SC), ex-vereador Lela Farias.

Leia Mais:

Leia Mais: “Preparados para vencer”: Focus Brasil #154 destaca força do PT para eleições municipais

Nas outras 13 capitais onde haverá disputa nas eleições municipais, o PT aprovou as seguintes alianças e coligações das seguintes candidaturas:

São Paulo (Guilherme Boulos – Psol), Rio de Janeiro (Eduardo Paes – PSD), Salvador (Geraldo Júnior-MDB), Recife (João Campos – PSB), Belém (Edmilson Rodrigues – Psol), Rio Branco (Marcus Alexandre-MDB), Porto Velho (Célio Lopes – PDT), Curitiba (Luciano Ducci – PSB), Palmas (Júnior Geo – PSDB), Maceió ( Rafael Brito – MDB), São Luís (Duarte Jr. – PSB), Boa Vista (Mauro Nakashima – PV) e Macapá ( Paulo Lemos – Psol).

O PT também está presente com candidaturas a vice-prefeito/a em oito capitais do país:

São Paulo (SP): Guilherme Boulos (Psol) Vice: Marta Suplicy – PT
Salvador (BA): Geraldo Júnior-MDB – Vice: Fabya Reis – PT
Belém (PA): Edmilson Rodrigues – Psol – Vice: Edilson Moura – PT,
São Luís (MA): Duarte Jr. – PSB – Vice: Creuzamar de Pinho – PT
Macapá (AP): Paulo Lemos – Psol – Vice: Ivanéia Alves – PT
Aracaju (SE): Candisse Carvalho (PT) – Vice: Rosângela Santana – PT
Campo Grande (MS): Camila Jara (PT) – Vice: Zeca do PT (PT)
João Pessoa (PB) : Luciano Cartaxo (PT) – Vice: Amanda Rodrigues (PT)

Nas cidades que têm segundo turno, o PT terá 52 candidaturas próprias e apoia candidaturas de partidos aliados em outras 20 delas, enquanto que nos municípios com mais de 100 mil eleitores, o partido terá 61 candidaturas próprias e apoia 51 candidaturas de forças aliadas.

Da Redação