As rádios e jornais ligados à família do candidato derrotado à presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB), receberam do governo de Minas Gerais, entre 2003 e 2014, um total de R$ 1,2 milhão.
O período corresponde, justamente, a tempo em que Minas foi governada pelo PSDB. Primeiro, por Aécio Neves, entre 2003 e 2010. Depois, por Antonio Anastasia, recém-eleito senador.
A rádio Arco-Íris, dona da franquia da Jovem Pan FM, em Belo Horizonte, recebeu R$ 1,06 milhão. As rádios São João Del Rey e Vertentes FM, de São João Del Rey (MG), receberam R$ 51,8 mil e R$ 45,5 mil por publicidade, respectivamente.
Ao todo, o governo tucano em Minas Gerais gastou, em 12 anos, cerca de R$ 547 milhões em publicidade. De 2003 até o fim de 2014, quando o estado foi gerido por Aécio Neves, os gastos com esse setor aumentaram 900%.
A Rede Globo recebeu R$ 290 milhões e grupo “Estado de Minas”, R$ 138 milhões. Ambos os veículos apoiaram os candidatos do PSDB durante campanha eleitoral.
Aécio Neves é dono, conforme declaração de bens como presidenciável ao Tribunal Superior Eleitoral, de 88 mil cotas da Rádio Arco-Íris, com valor de R$ 700 mil, além de ações da empresa Diários Associados, ao qual está ligado o “Estado de Minas”.
Os gastos com “divulgação governamental” chegaram, durante a gestão de Aécio Neves, a R$ 489,6 milhões, segundo dados do Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais (Siafi-MG).
O total, entretanto, passa dos R$ 815 milhões se adicionados os pagamentos a empresas, fundações e autarquias controladas pelo Executivo.
O Ministério Público Estadual vai investigar se além da Rádio Arco-Íris, as empresas “Editora Gazeta de São João Del Rey Ltda.” e a Rádio São João Del Rey SA, da qual Andrea Neves, irmã do senador, é sócia, receberam recursos do governo durante a gestão dele.
Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do jornal “O Estado de S.Paulo”