Partido dos Trabalhadores

Em BH, ato político reunirá o candidato Rogério Correia e a ministra da Saúde, Nísia Trindade

Expectativa é reunir cerca de mil pessoas em evento que vai celebrar os 34 anos do SUS e reforçará o compromisso do candidato petista com a saúde

Divulgação/Facebook

Candidato Rogério Correia e a vice da chapa, Bella Gonçalves, em ato de campanha

O candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte, Rogério Correia, receberá a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na capital mineira, nesta quarta-feira (18), para participar de um grande ato político em apoio à sua candidatura. A plenária, que ocorrerá no auditório Dom Helder Câmara, a partir de 19h, celebrará o aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS) – que completa 34 anos no dia seguinte (19), e marca um momento crucial na campanha de Rogério Correia para o 2º turno das eleições.

A saúde é uma das prioridades centrais no plano de governo de Rogério Correia e sua vice, Bella Gonçalves (Psol). Para Correia, a importância histórica do SUS e a contribuição de Belo Horizonte – que foi pioneira na universalização dos serviços de saúde no Brasil – para a universalização dos serviços de saúde no país, são inegáveis. “Nós temos um SUS potente, cujos principais programas foram implementados nos governos democráticos e populares desde a década de 1990, como o programa de Atenção Primária em Saúde (APS), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os sistemas de regulação, como centrais de consultas e internação,” afirma Correia.

Entretanto, apesar dessas importantes conquistas, Rogério Correia ressalta que atualmente existem graves problemas a serem enfrentados na saúde pública de Belo Horizonte.

No programa “BH da Esperança” de Rogério Correia e Bella Gonçalves, algumas das principais propostas para a área da saúde incluem a construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas regiões Nordeste, Noroeste e Pampulha para expandir e descentralizar os serviços de emergência e urgência. Além disso, executar um plano constante de combate à dengue, por meio da implementação de estratégias contínuas de prevenção e controle da dengue, focando na conscientização e em ações de combate ao mosquito transmissor.

Leia mais: Boulos e Marta aceleram campanha com foco no social em São Paulo

Outra proposta para aprimorar o sistema de saúde em Belo Horizonte é fazer da cidade a capital da vacina. Esta iniciativa envolve a implementação de parcerias com universidades e centros de tecnologia, utilizando a expertise acadêmica e as inovações tecnológicas para melhorar a cobertura vacinal e fortalecer a capacidade de resposta da cidade a futuras campanhas de imunização. Dessa forma, tornar a capital mineira um modelo de imunização.

Como deputado federal, Rogério Correia foi o parlamentar que destinou o maior número de emendas para a saúde de Belo Horizonte, reconhecendo as dificuldades enfrentadas pela população com as filas para atendimento. Agora, como prefeito, ele quer enfrentar os principais problemas da saúde pública da capital mineira, como a perda de foco na atenção primária, as áreas de urgência e especialidades, e a necessidade de melhorar a integração com outras políticas públicas essenciais para a saúde. “Esses desafios precisam ser abordados de forma eficaz para fortalecermos ainda mais o SUS, garantindo que Belo Horizonte mantenha sua liderança na oferta de serviços de saúde universais e de qualidade,” destacou.

Prioridade para os direitos de crianças e adolescentes

No domingo (15), Rogério Correia, juntamente com os candidatos a vereador e vereadora da Coligação BH da Esperança visitou a Feira Hippie da Afonso Pena. Segundo Correia, a feira é um importante ponto de convivência, troca e encontro cultural no espaço público de Belo Horizonte, gerando empregos e renda para a cidade. “Aproveitei a oportunidade para conversar com eleitores e ouvir suas preocupações. Fiquei muito feliz com o carinho e reconhecimento pelo meu trabalho na política,” observou.

Na manhã de segunda-feira (16), o candidato participou de um debate com adversários promovido pela Rede Cidadã no Colégio Salesiano, e destacou suas propostas para promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Entre as propostas, que foram formuladas por especialistas técnicos das áreas de infância e adolescência, Rogério Correia destacou quer ampliar o acesso universal de crianças de 0 a 3 anos às escolas de rede própria ou creches conveniadas em tempo integral; incorporar orientações do Plano Municipal de Prevenção à Letalidade Juvenil.

“Estamos comprometidos em garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes, promovendo políticas que atendam suas necessidades e assegurem seu desenvolvimento integral,” frisou durante o debate.

Nesta terça-feira (17), Rogério Correia (PT) visitou o EcoParque Educação, Inovação e Sustentabilidade (BH TEC), localizado no bairro Engenho Nogueira e falou sobre suas propostas para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em Belo Horizonte. Após a visita ao EcoParque, Rogério Correia e sua militância realizam uma panfletagem no entorno do CEMIG, no bairro Santo Agostinho, na região centro-sul.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Da Redação