Partido dos Trabalhadores

Em Cuiabá, crescimento de Lúdio Cabral aponta para festa da virada

Candidato petista, em situação de empate técnico com adversário, cresce a cada dia e apoiadores aguardam para comemoração da vitória petista

Divulgação

Na reta final, Lúdio Cabral cresce nas pesquisas de intenção de voto

O candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (13) comemora o aumento do apoio dos eleitores cuiabanos e segue ampliado adesão às suas propostas para assumir a prefeitura da capital em janeiro de 2025. Lúdio Cabral avançou 13 pontos e está tecnicamente empatado com Abílio Brunini (PL), como mostra a pesquisa Quaest, divulgada na quarta (16). Abílio e Lúdio têm 44% e 41% das intenções de voto, respectivamente.

O crescimento é resultado do sucesso da campanha que a cada dia envolve mais apoiadores conscientes que o candidato do “Time do Lula” tem as melhores propostas para Cuiabá e, sem revanchismo e polarização, vai governar pra todos os cuiabanos.

“As pesquisas revelam que a adesão ao nosso propósito de governar com todos e para todos nos colocou no caminho certo. Nossa aliança é com o povo e com presidente Lula. Por meio de parcerias com a sociedade, com o governo federal e com o governo do estado do Mato Grosso, vamos trazer os recursos necessários e administrá-los de acordo com vontade da população”, declarou Lúdio.

Segurança alimentar também é prioridade

No Dia Mundial da Alimentação, comemorado na quarta, a candidata a vice-prefeita de Cuiabá, Rafaela Fávaro, destacou as propostas de Lúdio para o combate à pobreza, por meio de investimentos na segurança alimentar.

Uma das principais propostas é a criação de um Programa de Aquisição de Alimentos Municipal, que comprará dos produtores locais ligados à agricultura familiar, garantindo alimentos de qualidade e combatendo a desnutrição, além de fomentar e economia local, aumentar o emprego e baixar os preços dos alimentos saudáveis.

“Investir na agricultura familiar é essencial para promover uma economia sustentável e garantir alimentos de qualidade na mesa das famílias cuiabanas. Vamos reduzir a dependência de produtos de fora, fortalecer os pequenos produtores locais e fortalecer o crescimento econômico da nossa cidade”, afirmou Rafaela Fávaro.

Leia mais: Vencedor em 248 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição

Pescadores artesanais e profissionais estão com Lúdio

Em reconhecimento ao trabalho de Lúdio na Assembleia Legislativa contra a lei da Cota Zero ou Transporte Zero, os pescadores declararam apoio ao candidato petista e demonstraram confiança na atuação de Lúdio junto ao governo federal para resgatar a dignidade das famílias ribeirinhas que vivem da pesca. Desde o começo do ano, a lei do governo estadual proíbe a pesca de 12 espécies por cinco anos no estado, comprometendo a renda das famílias.

“Faço questão de afirmar o apoio da Cadeia da Pesca ao doutor Lúdio Cabral. Nós somos 16.033 famílias desempregadas, sobrevivendo na miséria, passando fome, passando dificuldades”, disse o pescador Jonas dos Santos.

Lúdio realizou mobilizações contra a Lei que proíbe a pesca artesanal e profissional, denunciando e protocolando ações junto aos órgãos competentes, ao presidente  Lula, ao ministro da Pesca, André de Paula (PSD) e ao advogado-geral da União, Jorge Messias.

O candidato também apoiou a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a proibição da pesca em Mato Grosso e fez a defesa do rio Cuiabá contra a instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e contra o avanço do desmatamento das margens dos rios e da poluição que afetam a vida dos peixes.

“Fui a Brasília me reunir com todos os órgãos federais em busca de pareceres favoráveis aos pescadores e contra a essa lei da maldade. Como prefeito, estremos juntos e mais fortalecidos, com o apoio do governo federal. Vamos lutar até vencer”, prometeu o futuro prefeito de Cuiabá.

Lúdio terá interlocução direta com Brasília

Ao lado dos ministros Alexandre Padilha, Carlos Fávaro e Márcio Tavares, o candidato do “Time do Lula” recebeu apoio de profissionais da saúde em evento denominado, Roda da Saúde, realizado na noite de quinta-feira (17), onde se comprometeu a fazer uma revolução no setor em Cuiabá.

O médico e ministro das Relações Internacionais do presidente Lula, Alexandre Padilha contou que conheceu Lúdio há 30 anos, defendendo, entre outras bandeiras, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelas vacinas, sempre em favor dos mais necessitados.

“Pela sua trajetória de lutas, seu compromisso como povo e tendo garantida a parceria com o governo federal, Lúdio vai fazer a maior transformação que Cuiabá já viu. Olhe para e sua família e olhe para os dois candidatos. Qual deles está mais preparado para cuidar dos seus filhos? Qual deles está mais preparado para cuidar de Cuiabá?”, indagou o ministro.

Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a coligação “Coragem e Força pra Mudar” representa um futuro de paz para Cuiabá.

“Esse time agora tem a possibilidade de mudar a história de Cuiabá. Não tenho dúvida que o melhor prefeito da história de Cuiabá nascerá no dia 27 de outubro com a vitória de Lúdio Cabral”, anunciou o ministro.

No mesmo sentido, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Marcio Tavares, destacou que a campanha de Lúdio e Rafaela propõe união e reconstrução.

“Com a força da Presidência, dos ministros de Lula e de todos aqueles que querem fazer da cidade um lugar melhor para se viver, os cuiabanos e Lúdio farão um governo com participação e construção coletiva junto às comunidades,” destacou Tavares.

Quem compara, decide: Lúdio é o melhor

Lúdio Cabral é médico e servidor público do município com 28 anos de atuação em postos de saúde da capital. Para selar compromisso com os profissionais da saúde e demais categorias, Lúdio e Rafaela assinaram 9 cartas-compromisso para dar segurança e melhorar as condições de trabalho dos servidores públicos, em especial, dos profissionais da saúde.

“Tenho certeza de que vamos fazer do sistema de saúde de Cuiabá um exemplo para o Brasil e para o mundo nos próximos anos. Vamos construir esse sistema juntos, envolvendo a sociedade, o prefeito e mais de 6 mil profissionais de saúde do município,” convidou Lídio.

Da Redação