Na noite deste domingo (23), o povo do Recife (PE) teve a oportunidade de confrontar dois projetos de governo para a cidade, durante o debate da TV Clube/Record entre João Paulo (PT) e o atual prefeito Geraldo Julio (PSB).
O petista aproveitou para mostrar suas realizações na cidade na educação, saúde e nos morros, quando foi prefeito por oito anos e saiu da prefeitura com 84% de aprovação. Ele também escancarou as inverdades ditas pelo candidato do PSB.
Um dos exemplos apresentados por João Paulo foi a Via Mangue, via expressa que corta a zona sul da cidade, a qual Geraldo Julio afirma ter feito sozinho.
“Eu que tirei a Via Mangue do papel e foi a presidenta Dilma Rousseff quem liberou o dinheiro para a Via. Um projeto desse não se faz em um ano e meio”, lembrou João Paulo.
O ex-prefeito lembrou ainda que o Hospital da Mulher, obra-vitrine da gestão do PSB, teve a maior parte dos recursos oriundos do governo federal.
Geraldo Julio criticou os governos do PT, mas omitiu o fato de que tanto ele quanto o seu partido fizeram parte destas mesmas gestões, seja no Recife, seja no governo federal.
“Você está com Cunha no golpe. Você ataca o PT, mas se beneficiou das nossas gestões, municipal e federal”, contestou João Paulo.
O resultado do debate também foi sentido nas redes sociais. A hashtag #VoltaJoãoPaulo ficou em sexto lugar nos Trending Topics Recife.
Em suas considerações finais, João Paulo conclamou a militância a garantir sua vitória no dia 30 de outubro para que o Recife possa voltar a ser do povo.
Veja como foi o debate:
Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias