Partido dos Trabalhadores

Em debate, prefeito admite a Mineiro que não dialoga com Natal

Questionado pelo candidato petista, Carlos Eduardo admite que a prefeitura nunca consultou os conselhos municipais para definir políticas públicas

Foto: Sarah Wollerman

O candidato do PT a prefeito de Natal, Fernando Mineiro, participou nesta terça-feira (27) do debate promovido pela TV Ponta Negra/SBT, em que apresentou propostas de seu plano de governo e teve a oportunidade, finalmente, de confrontar idéias com o atual prefeito, Carlos Eduardo (PDT). O candidato à reeleição ignorou a maioria dos debates convocados pela sociedade civil ao longo da campanha.

Sorteados para debaterem o tema da participação social, Mineiro questionou o prefeito sobre quantas de suas decisões foram tomadas após consultar os conselhos municipais, instituídos para assessorar o poder público em temas específicos como saúde, segurança, juventude, entre outros.

Demonstrando a falta de diálogo do poder público com a sociedade natalense, Carlos Eduardo confirmou que nunca consultou os conselhos, e sequer sequer soube dizer quantos ou quais deles existem na cidade. Assista:

Leia, abaixo, as propostas que Mineiro apresentou durante o debate:

Segurança

“Vamos valorizar a Guardar Municipal, integrá-la às demais forças e lançar o programa Pacifica Natal. A questão da violência não pode ser discutida de forma isolada. Esta campanha é curta e mesmo assim, o prefeito tem fugido aos debates com a sociedade, faltou por exemplo ao debate do SINDGUARDA.

Precisamos rediscutir a questão orçamentária da guarda, dentro do limite prudencial e de maneira articulada com outras políticas públicas de enfretamento a violência”.

Mobilidade

“Vamos reformatar a política de mobilidade, integrar ônibus, alternativos e trens e fazer as ciclovias. Irei conversar com a CBTU, para integrarmos o VLT, com o transporte coletivo de Natal. Quero sugerir uma nova política de transporte público.

Como está atualmente, a gestão está sendo conivente com as empresas e não com a sociedade, precisamos articular os modais de transporte, em conjunto com a região metropolitana. Na Zona Norte por exemplo, não há integração entre os bairros e nem com a região e as demais áreas da cidade.

LGBT

Mineiro destacou que o plano de governo dele e da sua vice, Carla Tatiane, é o único com propostas claras de combate à intolerância contra a população LGBT. Ele disse que irá criar o Conselho Municipal LGBT e tratar desse debate no âmbito da educação municipal.

“Eu sou radicalmente defensor de que todos têm direito de exercer sua orientação sexual. Fui autor da lei do nome social e de combate à homofobia. Precisamos mudar essa cultura de desrespeito que ainda existe”, declarou.

Juventude

“Quero dizer que o nosso plano de governo tem um conjunto de ações para a cidade como um todo e um conjunto de ações voltado para a juventude. Nós temos um item no nosso programa de governo que trata da questão da juventude, principalmente a que mora nas periferias, numa atitude muito clara de enfrentamento à violência contra o jovem.

Defendemos o programa Juventude Viva e um conjunto de políticas públicas articuladas na área de cultura, esporte, lazer, educação, meio ambiente e respeito às orientações de cada cidadão. Nosso objetivo é administrar essa cidade ouvindo os jovens, com diálogo permanente com nossa juventude.

Por Diego Sartorato, de Natal, para a Agência PT de Notícias