O prefeito Filippi (PT), candidato à reeleição à Prefeitura de Diadema, tem priorizado visitas em pontos estratégicos da cidade, reafirmando suas propostas e promovendo debates abertos, onde a população pode expressar suas sugestões. Com foco em temas como saúde, educação, segurança e infraestrutura, Filippi busca mostrar as conquistas de sua gestão e apresentar planos para o futuro, sempre visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Diadema. Nesta reta final de campanha, o prefeito Filippi (PT) também tem recebido apoios de peso, como o ministro Fernando Haddad e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
No sábado (14), Filippi recebeu o ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad. O ministro acompanhou candidato à reeleição em uma caminhada pelas ruas da Vila Nova Conquista, ressaltando as políticas públicas da gestão de Filippi que valorizam o território e empoderam a periferia da cidade. Em cima de um caminhão de som e ao lado de Filippi, Haddad também celebrou os avanços das gestões petistas em Diadema, ressaltando que as futuras obras, como o Novo Hospital e o CEU, só se tornaram realidade graças à parceria entre Filippi e o presidente Lula. O CEU de Diadema—Quarteirão da Educação, está sendo construído na rua Pau do Café, no Jardim Promissão. Com mais de 50% das obras já concluídas, o projeto promete ser um ‘edifício verde’ e um dos primeiros da região do ABCD paulista, além de referência em educação, cultura e esportes.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
A visita de Fernando Haddad reforçou o compromisso das esferas federal e municipal em promover o desenvolvimento e a inclusão na região. Nos próximos dias, Filippi receberá outro apoio de peso: o vice-presidente Geraldo Alckmin, em ato que vai reforçar a importância de alianças políticas em prol do desenvolvimento de Diadema.
Economia em Diadema cresce com Filippi
Uma das principais conquistas da gestão do prefeito Filippi é o reaquecimento da economia de Diadema. Na manhã desta quarta-feira (18), durante sua visita a empresa Metalpart, localizada no bairro Serraria, o prefeito destacou que as políticas públicas implementadas por sua administração têm desempenhado um papel crucial nesse processo de avanços econômicos que a cidade vem experimentando. Esse momento positivo reflete não apenas o crescimento das empresas locais, mas também a criação de novos empregos e a atração de investimentos. Só nas últimas semanas, a Metalpart, que oferece soluções de ferramentaria e engenharia para processos de estamparia, soldas e outras montagens, contratou 40 trabalhadores.
Leia mais: Eleições 2024: Casa 13 traz novidades para atender candidaturas do PT
O prefeito Filippi comemorou a progressão: “Esse aumento no número de contratações da Metalpart, não apenas reforça o crescimento dos negócios da empresa, mas também contribui para a geração de empregos em Diadema. Com isso, a cidade se torna um ambiente mais propício para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.
Durante a visita a empresa, Filippi também destacou a importância do programa Nova Indústria Brasil, lançado pelo presidente Lula em janeiro de 2024, para impulsionar a inovação e a competitividade na indústria nacional e candidato expressou seu desejo de implementar o programa em Diadema.
O prefeito aproveitou a oportunidade para resgatar iniciativas de sua gestão que têm impulsionado a qualificação da mão de obra e geração de emprego e renda. Criador da Fundação Florestan Fernandes e do programa Adolescente Aprendiz, Filippi potencializou e revitalizou essas ações. Sob sua administração, a Fundação dobrou a oferta de cursos, eliminou a taxa de inscrição em provas e expandiu o número de polos na cidade, democratizando o acesso a um ensino profissionalizante de qualidade.
Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.
O programa Adolescente Aprendiz, que havia sido encerrado pela gestão anterior, foi retomado e agora funciona como uma iniciativa federal, com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, o programa oferece aulas no contraturno escolar e uma bolsa aos participantes.
Neste último mandato, o prefeito Filippi foi além, ao criar o Centro de Formação Carlos Kopcak. O centro oferece convênios para aulas de robótica, informática e idiomas, ampliando as oportunidades de capacitação para os jovens. “Enquanto meu adversário diz que a juventude de Diadema é vocacionada para o crime, eu acredito no potencial da nossa gente. É preciso dar oportunidades e igualdade de condições, e é isso que meu governo tem feito”, declarou Filippi.
Atenção às pessoas com necessidades especiais
Outra iniciativa importante do prefeito Filippi, candidato à reeleição, diz respeito ao respeito e acolhimento às pessoas com necessidades especiais. Os primeiros passos estão sendo dados na educação, onde a gestão de Filippi se destaca como pioneira no acolhimento de pessoas com deficiência em Diadema. O primeiro Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS) foi inaugurado no início dos anos 1990, na primeira gestão do prefeito Filippi.
Nessa gestão (2021 – 2024) de seu governo, houve uma ampliação significativa da oferta de vagas e do número de CAIS. Foram inaugurados o CAIS Thereza Lino, no Canhema, e o CAIS da Emeb Florestan Fernandes, na Vila Paulina. Com essas duas novas unidades, houve um aumento de 200 vagas de atendimento.
Ainda na área da educação, o governo Filippi contratou 200 novos agentes de apoio escolar para aumentar o atendimento de estudantes com deficiência na rede municipal. “Queremos que todos os equipamentos públicos estejam preparados para recebê-los e acolhê-los da melhor forma. Iniciamos esse processo, ampliando o atendimento, o carinho e o olhar com essas pessoas e com seus pais. E seguiremos avançando ainda mais”, afirma o prefeito Filippi.
Da Redação