Partido dos Trabalhadores

Em nota, PT saúda resultado do referendo da Grécia contra o FMI

Em referendo, gregos decidiram não aceitar as condições dos credores em troca de ajuda financeira. As medidas exigiram aumento de impostos e cortes nas aposentadorias

EPA/NIKOS ARVANITIDIS

O Partido dos Trabalhadores divulgou, nesta segunda-feira (6), nota em que saúda o que chama de “trunfo” do povo grego contra o terrorismo financeiro do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional.

Em referendo realizado no domingo (5), a população da Grécia decidiu não aceitar as condições dos credores em troca de ajuda financeira. As medidas exigiram aumento de impostos e cortes nas aposentadorias. De acordo com o Ministério do Interior grego, 61% dos votos foram “não” e 39%, “sim”.

“O povo grego disse não ao aumento do Imposto de 23% sobre alimentos, ao corte drástico das aposentadorias, à redução violenta dos salários dos funcionários públicos entre outros pontos para assegurar o desembolso de bilhões de euros que fazem parte do resgate financeiro do Eurogrupo”, diz a nota.

“O Partido dos Trabalhadores manifesta seu mais profundo respeito e admiração ao povo grego, berço da democracia, no momento histórico em que inflige uma derrota ao capitalismo mais selvagem”, finaliza o texto.

Leia a nota, na íntegra:

“PT SAÚDA A ESTUPENDA VITÓRIA DO POVO GREGO

O Partido dos Trabalhadores saúda o triunfo justo e digno do povo grego contra o terrorismo financeiro do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional. Ao manifestar com a contundência de 61,3% a 38,7% sua rejeição à proposta neoliberal desses organismos financeiros e suas medidas de austeridade reclamadas pela União Europeia frente a crise financeira que o país atravessa, o povo grego disse não ao aumento do Imposto de 23% sobre alimentos, ao corte drástico das aposentadorias, à redução violenta dos salários dos funcionários públicos entre outros pontos para assegurar o desembolso de bilhões de euros que fazem parte do resgate financeiro do Eurogrupo.

O Banco Europeu chantageava a Grécia sob a tutela do FMI segundo a fórmula “mais dívida para pagar a dívida” o que só agravava a situação e o sofrimento do povo helênico e de resto concentrando o capital em poucas mãos.

A vitória do povo grego, conduzida pelos companheiros da Coligação Syriza, que governa aquele país, pode ser considerada também como um triunfo dos povos valentes da América Latina e uma viva demonstração de que é possível resistir às pressões das políticas neoliberais e negociar em condições mais vantajosas aos trabalhadores e camadas populares de seus países.

O Partido dos Trabalhadores manifesta seu mais profundo respeito e admiração ao povo grego, berço da democracia, no momento histórico em que inflige uma derrota ao capitalismo mais selvagem.

São Paulo, 06 de julho de 2015

Rui Falcão
Presidente

Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais”

Da Redação da Agência PT de Notícias