A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), esteve em Porto Alegre nesta terça-feira (22) para participar da caminhada do Mutirão da Vitória, ao lado da candidata à prefeitura Maria do Rosário (PT) e da vice na chapa, Tamyres Filgueira (PSOL).
A concentração para a caminhada foi na Praça da Alfândega, no centro da cidade, e reuniu apoiadores e lideranças políticas para fortalecer a candidatura na reta final rumo ao segundo turno.
Compromisso com a mudança em Porto Alegre
Durante seu discurso, Gleisi Hoffmann elogiou a campanha das candidatas e destacou a importância de eleger mulheres comprometidas com a população.
“Eu quero cumprimentar aqui a Rosário e a Tamyres, que têm feito uma excelente campanha, levando propostas para Porto Alegre, debatendo com responsabilidade e mostrando quem é o atual prefeito, que deixou a cidade no estado que está. Passamos por essa rua mal cuidada, imagina como está o resto de Porto Alegre, se aqui é o centro e, portanto, uma referência”, afirmou Gleisi.
Hoffmann enfatizou o simbolismo da possível eleição de Maria do Rosário como primeira prefeita de Porto Alegre, acompanhada de uma vice-prefeita.
“Porto Alegre tem a oportunidade de eleger a primeira mulher prefeita e uma primeira mulher vice-prefeita. Mas não são qualquer mulher, são mulheres que têm compromisso com o povo, com o desenvolvimento da cidade, e com políticas públicas municipais”, declarou.
Leia mais: Em debate, Maria do Rosário denuncia inércia do prefeito de Porto Alegre nas enchentes
A importância de políticas públicas
A presidenta do PT também abordou temas essenciais como transporte público, segurança e saúde, áreas que, segundo ela, têm sofrido com a falta de políticas voltadas para a população.
“Ter transporte coletivo de qualidade, segurança, iluminação, tudo isso é falta que afeta os interesses das mulheres. A eleição da Maria com a Tamyres representa essa mudança na qualidade da gestão de Porto Alegre”, destacou.
Hoffmann incentivou a militância a intensificar o contato com os eleitores nos últimos dias de campanha. “Daqui até a eleição, é uma campanha de voto a voto. Cada um de vocês tem que ter isso em mente. Conversar com as pessoas, seja nas redes sociais, seja pessoalmente, porque o eleitor se define na reta final”, orientou.
Leia mais: Maria do Rosário cresce 14 pontos nas intenções de voto e se aproxima do atual prefeito
“Porto Alegre pode mais”
A candidata à prefeitura, Maria do Rosário, também reforçou críticas à atual gestão da cidade e destacou o abandono da infraestrutura e dos serviços públicos.
“Porto Alegre tem coragem e pode mais. É uma coragem que vem das mulheres, das mães, das crianças, do sorriso de quem acolhe, mas também espera das suas lideranças políticas que falem a verdade”, declarou.
Maria do Rosário criticou a precariedade do transporte público da cidade, mencionando a retirada de linhas de ônibus e a sobrecarga dos motoristas.
“Terem passado a cobrar a passagem de quem tem entre 60 e 65 anos, que tinha o direito de não pagar, assim como os estudantes perderam o direito à passagem escolar. Quem governa não olha para tua família”, afirmou, enfatizando a necessidade de políticas inclusivas que atendam a todos os segmentos da população.
Esperança e mudança
Maria do Rosário concluiu sua fala com uma convocação ao povo de Porto Alegre para exercer seu poder nas urnas.
“Domingo é o dia do 13, mas é também o dia da esperança, o dia da mudança, o dia das mulheres, o dia das crianças, dos idosos, dos negros e negras, dos povos indígenas, da diversidade religiosa e das pessoas LGBTs “, finalizou, recebendo aplausos e apoio dos presentes na caminhada.
Leia mais: Gleisi exalta fortalecimento do PT nas eleições municipais
Da Redação