Partido dos Trabalhadores

Em Porto Alegre, Maria do Rosário conta com apoio da militância para chegar ao 2º turno

Empatada tecnicamente com o adversário na liderança das intenções de voto, candidata petista à prefeitura intensifica presença nas ruas para ouvir demandas do povo e apresentar propostas capazes de transformar a capital gaúcha

Alegria Gonzales

Maria do Rosário ao lado do ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra e da militância em ato de campanha

Na reta final da campanha, com chances de participação no segundo turno, a candidata do PT à prefeitura de Porto Alegre (RS), Maria do Rosário, e a vice Tamyres Filgueira (PSOL) têm contado com forte apoio da militância para reforçar a presenaça nas ruas, ouvir as demandas da população e apresentar propostas voltadas à melhoria das condições de vida na capital gaúcha.

O novo levantamento do instituto Atlas Intel, divulgado nesta segunda-feira (30), revela um empate técnico na liderança das intenções de voto em Porto Alegre, com 28,9% para Maria do Rosário e 32,4% para o candidato concorrente. Para as duas candidatas, o resultado do levantemento reflete o desejo de mudança dos porto alegrenses.

Clima de virada

Nos últimos dias, esse desejo foi refletido na manhã ensolarada do último domingo (29), quando um grande número de militantes ocupou o Parque da Redenção, no centro da capital gaúcha, em meio a um clima de otimismo em relação à possibilidade de uma virada na disputa.

Leia mais: Gleisi fortalece candidaturas em Vitória da Conquista e Feira de Santana

O evento contou com a presença do ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, do ex-prefeito Raul Pont (PT), dos deputados estaduais do PT Sofia Cavedon e Leonel Radde, da deputada federal Reginete Bispo (PT) e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Edegar Pretto (PT).

Durante o ato, Olívio Dutra inspirou a militância ao destacar o protagonismo das mulheres e a oportunidade de eleger a primeira prefeita e vice-prefeita mulher de Porto Alegre. Ele afirmou: “É hora de elegermos duas mulheres para cuidarem da nossa cidade, assim como os governos populares sempre fizeram”.

Mutirões nos bairros

No sábado (28), Maria do Rosário e Tamyres, acompanhadas pelo deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS), pelo deputado estadual Miguel Rossetto (PT) e Edegar Pretto, intensificaram suas atividades com mutirões em bairros de Porto Alegre. Pela manhã, uma carreata percorreu as ruas do Partenon, onde Maria destacou sua conexão com a localidade, onde se estabeleceu com a família ao vir do interior ainda criança. Em seguida, a militância dirigiu-se à Lomba do Pinheiro, tomando as ruas internas do bairro com carros e bandeiras, distribuindo materiais nas casas e no comércio local.

À tarde, mais dois mutirões foram realizados. No bairro Restinga, uma cena recorrente chamou a atenção: o esgoto a céu aberto nas ruas, “uma realidade que o atual prefeito, Sebastião Melo, não revela”, criticou Maria do Rosário. No bairro Bom Fim, a equipe contou com o reforço da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e do ministro do governo do presidente Lula, Paulo Pimenta.

Na noite desta quinta-feira (3), Maria do Rosário participará de um importante debate promovido pela RBS TV, afiliada da Rede Globo, às 22h, junto aos demais candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Ao longo da semana, Maria do Rosário também continuará realizando mutirões nos bairros, contando com o apoio de figuras influentes da esquerda no Rio Grande do Sul.

Conheça o Time do Lula aqui.

Da Redação