Um grupo de representantes do Partido dos Trabalhadores se reuniu, na tarde desta terça-feira (22), com o embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo, na sede da embaixada, em Brasília. O grupo foi prestar solidariedade ao povo cubano, vítima de um apagão na rede nacional de energia, na sexta-feira (18). A crise de energia foi agravada pela passagem do furacão Oscar, na segunda-feira (21).
Participaram da reunião Romenio Pereira, secretário de Relações Internacionais do PT, Jilmar Tatto, deputado federal e secretário Nacional de Comunicação do PT, Vivi Martins, secretária de Cultura do PT, Saulo Dias, secretário de Meio Ambiente do PT, e Ivana, chefe de gabinete do deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ).
Leia mais: Ajude Cuba a se reerguer!
O grupo reforçou a mobilização do partido em torno de uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas e materiais essenciais ao povo cubano neste momento de crise extrema.
Na reunião, Jilmar Tatto assegurou ainda que o Diretório Nacional do PT está mobilizado em apoiar outras ações de socorro, inclusive articulando a participação do governo Lula na recuperação de Cuba.
“O Diretório Nacional está solidário ao povo cubano, assim como tantas vezes Cuba nos deu apoio em diversas ocasiões. O PT está empenhado em ajudar Cuba e dialogar com o governo federal para que possa ampliar o apoio”, destacou Tatto, na ocasião.
Pelas redes sociais, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann manifestou sua solidariedade, lembrando que Cuba sempre ajudou países necessitados, inclusive o Brasil. “É hora de retribuir com doações de alimentos, roupas, dinheiro, o que for possível. E nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”, conclamando a população a engajar-se na campanha.
Leia mais: Com Cuba em crise de energia, México anuncia ajuda financeira; FPA denuncia bloqueio
A crise é resultado direto do bloqueio imposto pelos Estados Unidos à ilha, que hoje sofre com a ameaça de um colapso das cadeias produtivas caso novas interrupções de energia ocorram.
No domingo (20), a Fundação Perseu Abramo e a Secretaria de Relações Internacionais do PT denunciaram em nota os inúmeros prejuízos econômicos ao país causados pelo bloqueio.
“O bloqueio causa estes e outros sofrimentos à população cubana, com o objetivo declarado de tentar provocar uma “mudança de regime”, ou seja, jogar o povo cubano contra o governo. Por isso, é preciso denunciar o bloqueio, é preciso exigir o fim do bloqueio”, diz trecho da nota endossada pelo PT.
Da Redação