Mantendo o compromisso de nunca abandonar a luta histórica dos movimentos sociais, o presidente Lula participou de um encontro com 70 organizações populares e sindicais na tarde desta sexta-feira (19), em São Paulo. Na conversa com integrantes da sociedade civil organizada que representam entidades conectadas ao ambiente urbano e rural, o presidente fez um balanço dos quase 19 meses de gestão do governo federal.
Lula ressaltou a retomada de programas sociais importantes, enfatizou a volta da política de correção do salário mínimo, o aumento da faixa de isenção do imposto de renda e o momento econômico promissor, com o mercado de trabalho formal com os melhores resultados dos últimos dez anos, o desemprego em baixa e a inflação controlada.
“Para fechar a sexta-feira, um encontro com lideranças dos movimentos sociais para ouvir as demandas de cada segmento. Obrigado pela recepção, companheiros e companheiras”, escreveu o presidente em seu perfil na rede social X.
Leia mais: Lula anuncia novas medidas para pessoas com deficiência
Presente no evento, a presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou o caráter popular e a importância do encontro, lembrando que os movimentos sociais nunca abandonaram Lula, mesmo nos períodos mais desafiadores pelos quais passaram a legenda e o presidente, nos últimos anos.
Leia mais: Com R$ 425,5 mi em investimentos, Lula assina Lei de Incentivo à Reciclagem
“Gente de luta, que esteve em todos os momentos de resistência pelos quais passamos, principalmente, no Lula Livre!, e foram a essência para nossa subida histórica na rampa do Palácio do Planalto pela terceira vez!”, celebrou a presidenta do PT, pelas redes sociais.
“Tenho o maior orgulho de militar ao lado dessa companheirada, que agora está firme na sustentação do nosso governo e no enfrentamento à extrema direita”, ressaltou Gleisi.
De acordo com o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, o encontro foi um momento de reforçar a importância estratégica da participação social na formulação e condução de políticas e de enfatizar o diálogo permanente do governo federal. “Um capítulo importante das mudanças que estamos fazendo no Brasil”, disse o ministro.
Pauta atendida
Juvandia Moreira, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), lembrou que movimentos representativos da classe trabalhadora entregaram uma pauta de reivindicações ao governo no início da gestão e que foi significativo identificar que muitas das ações já foram implementadas pelo governo federal.
Confira a galeria de fotos do encontro:
“A política de valorização do salário mínimo, a ênfase em recuperar o mercado de trabalho, a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda são conquistas que mostram que o governo atendeu e respeitou nossas reivindicações”, disse Juvandia, enfatizando que as medidas são essenciais para jovens, estudantes, negros, negras, do campo e da cidade.
Conjuntura política
Para João Paulo Rodrigues, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o encontro foi um momento de discutir conjuntura política, avanços sociais e reivindicações das organizações sociais.
Leia mais: Aprovação de Lula cresce em todos os segmentos e chega a 54%
“Encontramos um presidente super otimista. Ele nos falou das políticas, da herança, das dificuldades de composições e ajustes para aprovar os projetos no Congresso. E está tranquilo de que o governo será tão bom quanto os passados dele”, afirmou, reforçando que ficou acertado com o Governo Federal a realização de novos encontros para acompanhar os avanços da gestão nos próximos meses.
Da Redação, com Site do Planalto