Há 16 anos, nenhuma mulher ocupa uma cadeira no Legislativo local de São Vicente. Já na chefia do Executivo, isso nunca aconteceu. Rosana Caruso é a primeira mulher de esquerda a concorrer ao cargo de prefeita de São Vicente, o que representa um avanço significativo na representação feminina local e novas perspectivas para os desafios enfrentados pela cidade. Ela quer ser prefeita para continuar cuidando das pessoas de São Vicente, pois o cuidado sempre esteve presente na vida da candidata, enquanto assistente social.
Como assistente social, Rosana atuou principalmente nas áreas de infância e juventude, geração de emprego e renda, e fortalecimento de vínculos familiares. Ela ocupou cargos importantes na área da Assistência Social e atuou como secretária adjunta de Assistência Social no governo de Pedro Gouvêa (2017-2020). Nessa função, Rosana Caruso desempenhou um papel crucial na reformulação e estruturação das políticas de assistência social do município, beneficiando mais de 12 mil famílias com o Bolsa Família e outros programas sociais.
Rosana acredita que São Vicente necessita de obras estruturantes para eliminar as enchentes que afetam todos os bairros, urbanizar assentamentos precários e implementar uma política habitacional que garanta moradias dignas para os vicentinos. “Para alcançarmos esses objetivos, São Vicente precisará de uma estreita parceria com o Governo Federal. E eu tenho um canal aberto com o presidente Lula para articularmos recursos e implementarmos melhorias na saúde, educação, infraestrutura e demais áreas que precisam avançar em nosso município,” afirma.
Compromisso com direitos dos trabalhadores
Na semana passada, Rosana Caruso e seu vice, Pai Kadu (PT), assinaram uma Carta Compromisso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), firmando seu comprometimento com os direitos da classe trabalhadora. A Carta, produzida pela CUT, contém oito pontos que abrangem direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada e dos servidores públicos, incluindo desde a geração de emprego e renda até o enfrentamento a assédios.
Leia mais: Em Florianópolis, Gleisi reitera apoio de Lula à candidatura de Lela a prefeito
Rosana Caruso sempre manteve uma postura ética, com diálogo franco e aberto tanto com servidores públicos municipais quanto com organizações sociais. Para ela, um serviço público de qualidade começa com funcionários respeitados e motivados, o que inclui recuperação salarial e oportunidades de qualificação profissional.
“Assino essa carta porque concordo com todos os itens, pois tenho uma militância como servidora pública, desde a época em que era inspetora de alunos e participei da fundação do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse). Sempre acreditei e defendi que nós, trabalhadores, precisamos estar unidos e representados por forças que nos defendem, e o sindicato é uma delas. Assim como devemos ter representantes nas câmaras municipais e na prefeitura”, declarou Rosana.
Agenda da candidata
Nesta semana, Rosana Caruso tem intensificado suas atividades de campanha nas ruas. Na terça-feira (10), ela começou o dia cedo com uma entrevista para a rádio Mix às 7h, seguida de uma entrevista para a rádio CBN às 9h e, em seguida, gravou material para o programa eleitoral.
Nesta quarta-feira (11), a candidata participou de uma caminhada na Vila São Jorge às 10h, seguida por outra caminhada na Feira do Jockey Clube às 11h. Em seguida, Rosana Caruso realiza gravações para o programa eleitoral, entrevistas, reuniões com apoiadores e à noite, participa de um podcast.
Na quinta-feira (12), Rosana Caruso começará o dia às 10h com uma visita à Feira do Catiapoã. Em seguida, às 11h, realizará uma caminhada na Feira do Parque São Vicente. À noite, participará da gravação do podcast “Conversa com Chiclete”.
Na sexta-feira (13), Rosana Caruso visitará as feiras do Parque Bitaru e da Vila Valença. Ao meio-dia, ela estará na Conferência Regional de Economia Solidária. À noite, a candidata participará de uma atividade do Coletivo de Mulheres, onde discutirá o papel das mulheres na política. “Há 16 anos nenhuma mulher ocupa um cargo no legislativo local de São Vicente, e no executivo nunca houve uma mulher. O objetivo do encontro é construir uma pauta junto com as mulheres para promover maior participação feminina na política,” destaca a candidata.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Da Redação