Partido dos Trabalhadores

Em visita à Contagem, Lula anuncia investimentos em Minas Gerais

Evento contou com a presença da prefeita Marília Campos (PT) e de várias autoridades do governo

Ricardo Stuckert

Lula, em Contagem: "Não existiu nenhum governo que investiu mais em Minas Gerais do que os meus e os da Dilma"

Nesta quinta-feira (27), o presidente Lula visitou as obras da Avenida Maracanã em Contagem (MG) e participou, ao lado de aliados políticos, do anúncio de uma série de investimentos do governo em áreas como infraestrutura urbana, saúde, educação, esporte e cultura.

A cerimônia ocorreu no canteiro de obras da Avenida Maracanã, que integrará Contagem às cidades vizinhas Esmeralda, Betim e Belo Horizonte e também terá um canal de macrodrenagem, para ajudar a enfrentar enchentes na região. A obra faz parte do novo PAC e reduzirá significativamente o tráfego no centro histórico, beneficiando cerca de 220 mil pessoas.

Em seu discurso, o presidente teceu elogios à Marília Campos, prefeita da cidade, “uma figura com um grau de fraternidade extraordinário e um companheirismo imbatível. Muito importante para quem cuida do povo, como é o caso”. E lembrou da atenção que os governos do PT sempre deram ao estado: “Os historiadores podem olhar, a imprensa pode pesquisar: não existiu nenhum governo que investiu mais em Minas Gerais do que os meus e os da Dilma”.

Leia mais: Lula, no Conselhão: “Eu não sou o presidente dos mais pobres, eu sou um deles”

Mais recursos

Esse olhar atencioso continua no 3º mandato de Lula, que aproveitou para divulgar novos recursos federais para o estado, com forte destaque para a área da educação. “Estou aqui pra anunciar mais de 1 bilhão de investimentos nas universidades de Minas Gerais”, afirmou. A verba financiará 8 novos institutos federais, novos campus em Ipatinga e Ouro Preto e novos prédios, reformas e melhorias em 11 universidades federais já existentes.

Leia mais: Lula: “Garanto que o salário mínimo não será mexido, enquanto for presidente da República”

Em seu discurso de abertura, a prefeita Marília Campos afirmou que essa parceria entre o governo e a prefeitura só tem um ganhador: o povo mineiro. Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade de Lima, anunciou novos UPAs, CAPs e SAMUs para o município. E Jader Filho, ministro das Cidades, ressaltou que os investimentos federais irão além das obras na Avenida Maracanã.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, usou do microfone para anunciar o lançamento do Comunica BR, um site reunindo números, dados e ações do que o governo faz por todo o país. De fácil utilização, a plataforma mostrará claramente todos os investimentos federais em cada um dos municípios brasileiros.

Também discursaram a ministra Margareth Menezes (Cultura) e o ministro Renan Filho (Esportes). E estiveram presentes os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Laércio Portela (interino da Secom), além de Rodrigo Pacheco (presidente do Senado).

Leia mais: “Eu não indico presidente do Banco Central para o mercado”, diz Lula

Ao fim do evento, Lula fez um aceno ao “povo carinhoso” de Contagem e despediu-se do público presente com “um abraço e até a vitória do povo de Minas Gerais”. Ele talvez tenha se esquecido da fala de Marília Campos alguns minutos antes. Segundo a prefeita, o povo mineiro já ganhou.

Da Redação