Nesta sexta-feira (5), o presidente Lula visitou as obras do primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) de Diadema (SP), um projeto que promete transformar a região. Com investimento de R$ 90 milhões do governo federal, a unidade será inaugurada até o fim do ano e vai oferecer um complexo multifuncional que reúne educação, cultura e esporte.
Em 25 mil metros quadrados de área construída, o CEU, também chamado de “Quarteirão da Educação”, abrigará três edifícios destinados ao ensino fundamental, infantil e creche. O espaço inclui também quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas para natação e hidroginástica, teatro, cineteatro e oficinas culturais.
Em seu discurso, o presidente ressaltou a importância do estudo. “Não há a perspectiva de nos tornarmos um país desenvolvido se não investirmos em educação,” disse. Também lembrou que 68% dos brasileiros não concluíram o ensino primário, alertando que “se uma criança não se alfabetizar, ela vai ter problemas na vida”.
Leia mais: Lula inaugura unidade acadêmica na Unifesp, um investimento de R$ 102 mi
Lula compartilhou histórias pessoais para ilustrar a importância do investimento público, mencionando uma visita recente a Pernambuco, onde entregou uma casa para uma família com dez filhos que nunca tinham dormido em camas ou tomado banho de chuveiro. “O Estado tem que cuidar dessa gente,” declarou. E destacou sua longa relação com Diadema, além dos investimentos realizados pelos governos do PT no município.
“A minha relação com Diadema é muito antiga. Eu venho aqui muito antes de 80% das pessoas aqui terem nascido. Eu vinha aqui antes dos anos 70 para entregar boletim do sindicato. E era tudo barro. Essas ruas que você vê, esse asfalto, tudo isso que você vê foi o PT que fez”, assinalou.
Caminho para a igualdade
Ao finalizar, o presidente reforçou que investir na educação é fundamental para oferecer chances iguais a todos os brasileiros. “Quando damos oportunidades, percebemos que o filho de uma empregada doméstica que trabalha na sua casa é capaz de competir no Enem com o seu filho,” afirmou. Para ele, a chave para um Brasil melhor está em garantir que todas as crianças tenham acesso a boas escolas e alimentação.
Com as obras do CEU de Diadema, o governo federal continua sua missão de transformar o Brasil, olhando para o presente e para as gerações futuras.
Investimento para o futuro
O Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), parabenizou o presidente pelo empenho no setor: “Isso é olhar para o futuro de Diadema e do país.” A visão de um amanhã melhor também foi ecoada por Caíque de Almeida Silva, representante dos estudantes, que leu uma carta emocionante para Lula, chamando-o de “símbolo de grandeza e esperança”.
O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), falou da importância das obras do CEU. “Estamos construindo o espaço mais moderno e qualificado de educação na nossa cidade,” afirmou.
Leia mais: Reimont defende que Câmara mantenha PL do novo ensino médio como veio do Senado
Da Redação