João Coser (PT), candidato à Pprefeitura de Vitória (ES) licenciou-se do seu mandato de deputado estadual do Espírito Santo para intensificar o diálogo com os moradores da capital capixaba, formar alianças e se dedicar à construção de um programa de governo participativo. “O objetivo é estar preparado para oferecer, durante toda a campanha, um caminho seguro, que faça nossa capital voltar a ser protagonista do Espírito Santo e do Brasil,” pontuou o candidato.
Nesta semana, João Coser segue com diversas agendas de campanha. Na segunda-feira (2), o candidato à prefeitura de Vitória (ES), participou de uma missa promovida mensalmente pela Arquidiocese Metropolitana de Vitoria para os (as) políticos (as) de orientação católica. A missa foi realizada em Ponta Formosa e presidida pelo arcebispo auxiliar Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza.
Ainda na segunda-feira, na parte da tarde, acompanhado da candidata à vice-prefeita, Priscila Manso (PV), de candidatos a vereadores e de apoiadores, João Coser realizou uma caminhada e dialogou com moradores da Grande São Pedro. “Fizemos muito nessa região quando fui prefeito. E queremos voltar para entregar novamente o serviço de qualidade que as pessoas necessitam e merecem,” afirmou Coser aos cidadãos da Grande São Pedro – região que possui mais de 10 bairros e uma população superior a 50 mil habitantes.
Leia mais: Boulos e Marta fortalecem campanha em nome do combate às desigualdades sociais em SP
Diálogo e inclusão
No mesmo dia, em entrevista à TV Capixaba/Band, João Coser delineou suas propostas de governo e destacou a importância da postura democrática e do diálogo na função de prefeito. Ele afirmou que, independente de quem ocupe a presidência do país ou outros cargos de liderança, o prefeito deve manter uma abordagem inclusiva, dialogando com diferentes grupos, incluindo mulheres, homens, diversas religiões e setores sociais variados.
Seguindo os compromissos de campanha, ainda na segunda-feira, João Coser participou do lançamento da candidatura de Ranieri Ferreira, que concorre a uma vaga de vereador pelo PT em Vitória. O evento contou com a participação de lideranças, e da presidente do PT do Espírito Santo e deputada federal, Jack Rocha (PT).
Já nesta terça-feira (3), a agenda do candidato foi dedicada a sabatina da Rede CBN e a gravação de programas eleitorais. Na noite de hoje ele participa da plenária “Vitória da Igualdade Racial,” promovida pelo movimento negro. De acordo com a coordenação de campanha do candidato, o objetivo é apresentar as propostas para retomada de Políticas de Promoção da Igualdade Racial visando o enfrentamento das desigualdades. “Essa será a primeira de uma sequência de plenárias que João Coser vai realizar com diversos segmentos da sociedade,” afirmou a coordenação.
Na próxima sexta-feira (6), o candidato participa da inauguração do Comitê de Juventude juntamente com a candidata a vice-prefeita, Priscila Manso. “Vamos nos unir por uma cidade que valoriza nossa juventude, proporcionando cultura, lazer, desenvolvimento social e esporte,” declarou.
Coser enfatiza sua capacidade de articulação para levar recursos à Vitoria
Em entrevista à TV Capixaba/Band na segunda-feira (2), João Coser enfatizou sua experiência e capacidade de articulação, mencionando que já venceu as eleições para prefeito em Vitória duas vezes, além disso, foi deputado estadual (1986-1994) e deputado federal (1995-2002) por dois mandatos, e entre 2015 e 2016 ocupou o cargo de secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Espírito Santo.
Parcerias com Lula e governo do estado
Ele ressaltou que, se eleito novamente prefeito, conseguirá obter apoio significativo tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual. “Sendo eleito prefeito de Vitória, os Governos Federal e Estadual irão nos ajudar, porque eu tenho capacidade de articulação e de diálogo,” frisou.
Ainda durante a entrevista, João Coser, delineou suas propostas focadas em segurança pública, habitação e políticas sociais. Ele se comprometeu a realizar um concurso para aumentar o número de agentes da Guarda Municipal, que atualmente está com efetivo reduzido.
Leia mais: Reeleição de Margarida Salomão em Juiz de Fora vai garantir direitos a quem mais precisa
Coser também enfatizou a importância de políticas sociais, lembrando que quando ele concluiu sua última gestão, em 2012, havia cerca de 200 pessoas em situação de rua em Vitória, comparado a 600 atualmente. Ele criticou a falta de progresso na gestão atual para lidar com essa situação.
Sobre habitação, o candidato destacou a necessidade de garantir o direito à casa própria para todas as pessoas. Ele assumiu o compromisso de adotar um programa de habitação popular.
O plano de governo de João Coser inclui, entre outras prioridades: melhorar a saúde e a atenção às pessoas em situação de rua, e aumentar a disponibilidade de abrigos e moradias. Coser acredita que uma abordagem abrangente e bem planejada pode ajudar a enfrentar esses desafios de maneira eficaz.
João Coser acredita que Vitória precisa recuperar o seu protagonismo. “Perdemos competitividade, importância política e econômica. Nem mesmo os grandes eventos culturais acontecem mais em Vitória. Perdemos capacidade de articulação com os municípios e com os Governos do Estado e Federal. Vitória está isolada. Não dialoga sequer com os moradores da cidade. Isso precisa mudar,” criticou o candidato.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Da Redação