Partido dos Trabalhadores

Encontro em Brasília debaterá juventude, participação e acessibilidade

O 2º Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade reunirá 50 jovens com e sem deficiência, que serão formados como Agentes de Promoção da Acessibilidade

Começa nesta quarta-feira (26) o 2º Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade (2º JUVA). Com o tema “Políticas Inclusivas: Juventude, Participação e Acessibilidade”, o evento reunirá jovens de todas as regiões do País entre os dias 26 a 29 de agosto de 2015, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília (DF).

Durante os quatro dias de evento, jovens de 18 a 29 anos, militantes, ativistas e lideranças das mais diversas frentes, participarão de debates, oficinas, dinâmicas e reflexões sobre os papeis de cada cidadão na promoção de uma sociedade que vê na garantia dos direitos de pessoas com deficiência um investimento inadiável e não opcional.

Um dos objetivos do 2º JUVA é formar jovens Agentes de Promoção da Acessibilidade mais preparados para agir sempre que o direito à comunicação de uma pessoa com deficiência, analfabeta ou com baixo letramento estiver sendo violado.

O projeto também agrega valor ao currículo da juventude, porque certifica que aquele jovem tem noções de Libras, audiodescrição, legislação inclusiva, conhecimento de terminologia adequada.

O intuito do encontro é acelerar o fluxo de saberes entre jovens, com e sem deficiência, para mais incidência política da juventude brasileira nas decisões que transformem o Brasil em uma nação cada vez mais inclusiva.

O 2º Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade é uma iniciativa da organização Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, com patrocínio da Petrobras e parceria do Instituto Oi Futuro, Ministério Público do Trabalho, Associação Nacional dos Procuradores da República, Conselho Nacional de Juventude, Instituto Pereira Passos, CEDAP Brasil e Cipó Comunicação.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Secretaria Nacional de Juventude