Em 2013, houve aumento de 3,8% em relação a 2012 na quantidade de estudantes inscritos no ensino superior, sendo 1,9% na rede pública e 4,5% na rede privada segundo o Censo da Educação Superior 2013, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (9).
“Nós estamos um processo acelerado de expansão, com forte inclusão, e preocupação com melhoria de qualidade nos cursos superiores”,avalia o ministro da Educação, Henrique Paim.
Desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o número de ingressantes em cursos de graduação aumentou 76,4%.
As instituições de ensino superior receberam mais 4.550 professores em 2013. Nos últimos 10 anos, o número de mestres e doutores na rede pública cresceu 90% e 136%, respectivamente. O regime integral é a forma de contrato de trabalho de 90% dos docentes das universidades federais. Na rede privada, esse percentual é de 30% e a maioria dos profissionais é horista.
Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, a queda dos professores horistas reflete diretamente na qualidade do ensino. “O número de horistas caiu e subiu o número de professores lecionando por tempo parcial e integral. Isso significa que temos professores com mais tempo para os alunos, o que vai produzir melhores resultados”, salienta.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil