Partido dos Trabalhadores

Erundina faz chamado para a defesa da democracia no Brasil

Para a deputada, tentativa de impeachment é uma prova do desapreço pelo país por parte de Michel Temer e Eduardo Cunha

Em seu discurso contra a tentativa de golpe para retirar do cargo a presidenta, Dilma Rousseff, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) fez um chamado para a defesa da Constituição e da democracia no Brasil.

“Temos que salvar a qualquer preço a democracia e o Estado Democrático de Direito. Temos que pensar no legado dos que virão depois de nós”, afirmou.

Para a deputada, a tentativa de impeachment é uma prova do desapreço do vice-presidente, Michel Temer, e do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, pela democracia. “Querem depor uma presidente eleita por manobras fiscais que ocorrem em todas esferas do Poder Executivo, e que, até então, não haviam sido qualificadas como crime de responsabilidade”, disse.

A condução do processo por Cunha é um fator que desmoraliza o pedido de impeachment, porque Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal (STF). “Isso desmoraliza essa Casa e enxovalha a imagem do Brasil no mundo. Tudo indica que é um jogo de cartas marcadas. O próprio vice-presidente tem audácia de falar como se a chefe de Estado já tivesse sido afastada”, afirmou Erundina.

A deputada chamou a atenção também para as “legendas policialescas e excludentes”, que querem chegar ao poder “sem esperar as próximas eleições”, e para a interrupção nas transmissões da ‘GloboNews‘ quando o PSOL subiu à tribuna para discursar.

Da Redação da Agência PT de Notícias