O estudante Pedro Nehme será o segundo brasileiro a ir para o espaço. O aluno de engenharia elétrica na Universidade de Brasília (UnB) conduzirá um experimento criado por estudantes de escolas públicas, que será selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) por meio de uma chamada pública.
Ex-bolsista do Ciência sem Fronteiras (CsF), o brasiliense de 23 anos estagiou na agência espacial norte-americana, a Nasa, após ser selecionado junto com outros seis bolsistas do CsF. Ele trabalhou por nove meses na divisão de astrofísica, com balões de grande altitude capazes de levar instrumentos de pesquisa para a estratosfera.
Para vencer o concurso que o levará ao espaço, o estudante teve que usar os conhecimentos adquiridos no estágio na Nasa. O desafio vencido pelo brasileiro consistia em acertar o local onde um balão lançado do Deserto de Nevada (EUA) cairia. Ele deveria marcar a altitude em que o objeto estouraria, a latitude e longitude. Nehme acertou a altitude exata e seu palpite foi o que mais se aproximou da localidade certa no mapa.
Logo que voltou do Ciências sem Fronteiras, Nehme foi selecionado para estagiar na Agência Espacial Brasileira (AEB). O estudante se forma no final deste ano e pretende seguir no ramo aeroespacial.
O veículo espacial que levará o estudante brasileiro ainda está sendo finalizado e logo entrará na fase de testes. Enquanto isso, ele faz alguns treinamentos organizados pela AEB. O transporte espacial de Nehme não entrará em órbita e a viagem terá duração de uma hora. Serão entre cinco e seis minutos em microgravidade.
Dando continuidade à preparação, em abril, Nehme irá à Rússia para testes de gravidade zero. Até a viagem para o espaço, ele será acompanhado pelo centro de medicina aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro, onde fará, também, simulações de falta de oxigênio, ejeção e desorientação espacial.
Programa de Microgravidade – Os interessados em participar do 5º Anúncio de Oportunidade do Programa Microgravidade devem se cadastrar até o dia 27 de abril pelo site http://microgravidade.aeb.gov.br/. O resultado será divulgado no dia 2 de maio.
Os estudantes de educação básica recebem um desafio: eles devem desenvolver um dispositivo eletrônico capaz de avaliar os aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade.
Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério da Educação