Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (31), estudantes da Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, decidiram ocupar a reitoria da instituição em ato contra a PEC 241 do teto dos gastos.
Agora tramitando no Senado como PEC 55, a Proposta de Emenda à Constituição quer congelar os investimentos públicos por 20 anos em áreas como saúde e educação.
A ocupação na UnB também é em protesto contra a Reforma do Ensino Médio, o projeto “Escola sem Partido”, o sucateamento da educação pelo governo usurpador de Michel Temer, assim como em apoio à permanência e ampliação das bolsas estudantis, à greve dos trabalhadores e às ocupações dos estudantes em todo País.
De acordo com balanço da União Nacional dos Estudantes (UNE), já são 135 universidades ocupadas em todo o Brasil e mais de mil instituições, contando escolas estaduais e institutos federais.
No Distrito Federal, ao menos seis escolas e quatro unidades do Instituto Federal de Brasília estão ocupadas contra PEC.
Na madrugada de segunda (31), estudantes também ocuparam o campus da UnB em Planaltina, a 40 quilômetros do centro de Brasília.
Nas duas ocupações, faixas estendidas pelos estudantes fazem críticas à PEC, que foi aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados na madrugada da última quarta-feira (26).
Da Redação da Agência PT de Notícias