O deputado estadual Evandro Leitão (PT), candidato do partido à prefeitura de Fortaleza, esteve reunido, no domingo (13), com novos apoiadores e lideranças políticas que se juntaram ao “Time do Lula” no segundo turno das eleições na capital cearense. Organizado pelo vereador Carlos Mesquita (PDT), aliado declarado de Evandro, o evento serviu à consolidação das alianças.
“Eu não vou ser prefeito pra ficar dentro de gabinete, eu vou dialogar com a população, com as comunidades e administrar com todos aqueles que querem uma Fortaleza melhor e uma sociedade com justiça social, melhorando a vida de todas as pessoas”, disse o petista.
Participaram do encontro de lideranças o deputado federal Luiz Gastão (PSD), que alertou os eleitores para um possível retrocesso na capital. “O que está em jogo é o futuro que nós vamos querer para essa cidade. Se nós vamos continuar avançando ou se nós vamos recuar mais casas para trás”, lembrou Gastão.
Leia mais: “Eu estou confiante que o Evandro vai ser o prefeito de Fortaleza”, diz Lula
Também presente ao evento de campanha, o ex-deputado federal João Alfredo (PSOL) destacou a importância do voto em Evandro para garantir os avanços que Fortaleza tanto precisa.
“Essa é uma eleição decisiva. Sabe quem ele [André Fernandes-PL] disse que ia chamar para coordenar a saúde de Fortaleza? A capitã cloroquina, aquela que disse que não tinha que ter vacina contra COVID e que a cura era feita com remédio para vermes. Aquela que foi pra Manaus e fez o que fez com o povo de lá”, disse João Alfredo.
Governar uma cidade não é presidir clubes de futebol
Ao criticar seu adversário, o bolsonarista André Fernandes (PL), Evandro reiterou que está na vida pública para trabalhar em prol da população, com propostas, e não produzindo fake news ou falas irrelevantes, com metáforas que escapam à realidade vivida pelas pessoas e que em nada contribuem para o progresso da cidade.
“Alguns querem estabelecer nessa eleição um parâmetro com time de futebol, isso não existe, é coisa de gente que não tem proposta e tenta manipular o eleitor. Irei governar para todos os fortalezenses, para torcedor de qualquer time de futebol, mas não com a visão de um presidente de clube, e sim, com a experiência de quem tem a capacidade para administrar a quarta maior capital do país. Vou ser prefeito de todos os cearenses que vivem em Fortaleza”, destacou Evandro.
Presidente Lula confirmou: Evandro é o melhor
A defesa da democracia, da justiça social e da redução das desigualdades está cada vez mais forte entre os fortalezenses, que lotaram, na noite da última sexta-feira (11), a Praça do Ferreira, no centro da cidade. Com participação do presidente Lula, o megacomício virou símbolo da união do campo progressista contra o bolsonarismo.
Na ocasião, Lula deixou bem claro que o candidato do PT à prefeitura é a melhor opção para administrar Fortaleza.
“Evandro é o candidato indicado pelo Camilo e tem todo o apoio do governador Elmano de Freitas e, inclusive do nosso aliado aqui em Fortaleza, o Cid Gomes. Então eu posso dizer para vocês que não tem ninguém melhor que o Evandro para governar a cidade de Fortaleza”, exaltou o presidente.
O megacomício reuniu deputados estaduais, federais, vereadores da capital e do interior, prefeitos, lideranças partidárias, correligionários e outros líderes que apoiam a democracia. Evandro aproveitou a ocasião para fazer a defesa das instituições democráticas.
“Aprendi, na política, com esse homem que aqui está, Luiz Inácio Lula da Silva, que nós temos que respeitar as instituições democráticas, a diversidade, as minorias, a população. O time dele [candidato do PL] é o time que nega a ciência, que desrespeita as mulheres, que desrespeita as pessoas pregando o ódio. O que está do lado lá é o time bolsonarista, é o time fascista, é o time que não respeita ninguém. Nós vamos desmascará-lo”, assegurou.
“Time do Lula” unido para livrar Fortaleza do fascismo
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), destacou que o candidato bolsonarista representa o que “há de pior na política” brasileira.
“Fortaleza não pode ser entregue ao que há de pior na política desse País, que é o ódio, a intolerância, que é a falta de respeito às mulheres, aos mais pobres, às minorias. Eu não tenho dúvidas de que Fortaleza é uma cidade democrática e não será entregue ao fascismo, que será combatido com a vitória no dia 27 de outubro e que será a vitória não penas de Evandro, mas de todo o povo de Fortaleza”, pregou o ministro.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lembrou do legado de resistência do povo fortalezense, fiel àqueles que podem melhorar a vida da população, sobretudo dos mais humildes.
“Nós vamos derrotar o bolsonarismo na cidade de Fortaleza, porque essa cidade tem uma história de luta e acredita em políticas que olhem especialmente para os mais pobres. Assim como Lula e Camilo garantiram o Pé-de-Meia nas escolas das redes estaduais, o Evandro está propondo o Pé-de-Meia na rede municipal. Por essa e outras razões, no dia 27, o povo de Fortaleza já sabe, é Evandro 13”, vibrou o governador.
Ao final, o presidente Lula observou que o ciclo de ódio ao PT se repete em Fortaleza e que a origem da violência política contra os petistas se deve às administrações bem sucedidas do partido.
“O Evandro tem hoje contra ele aqueles que têm ódio do PT, aqueles que xingaram a Luizianne e o Camilo, alguns que eram aliados e que, de repente, começaram a falar mal. E vocês sabem por quê? Eles nunca aceitaram o fato de a gente governar esse estado com mais competência do que eles governaram a vida inteira”, explicou o presidente Lula.
A agenda do candidato petista segue percorrendo Fortaleza até o dia 27 de outubro. Evandro quer esclarecer os eleitores sobre o que pensa para a capital, bem como envolvê-los nas proposições e nas tomadas de decisões.
Agenda do candidato:
Segunda-feira, 14/10
8h – Caminhada no bairro Granja Portugal, Rua Coronel Fabriciano, 387
11h00 – Gravação de Propaganda Eleitoral Gratuita
18h00 – Encontro com artistas da cidade, Teatro da Praia, Av. Monsenhor Tabosa, 177, Praia de Iracema
22h30 – Debate na TV Band-CE, Canal 20.1
Da Redação